23/06/2010

Cerca de 1.500 alunos serão beneficiados na primeira etapa

Prefeitura lança Caderneta de Saúde para estudantes

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Cerca de 1.500 estudantes (foto) do quinto ao nono ano do ensino fundamental, na faixa etária de 10 a 16 anos, das escolas municipais Júlio Verne (Vila Vicentina), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Surubi (Surubi) e Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), começaram a receber, neste mês de junho, a Caderneta da Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde, que reúne informações sobre como evitar doenças, além de orientações a respeito da saúde sexual, saúde reprodutiva, saúde bucal e alimentação. A caderneta tem o objetivo de promover o crescimento e o desenvolvimento saudável dos adolescentes, estando sendo implantada em Resende por meio de uma parceria entre duas secretarias municipais (Educação e Saúde) com a ASAJ/RJ (Área de Saúde do Adolescente e Jovem do Estado do Rio de Janeiro). Na opinião do prefeito José Rechuan (DEM), “o projeto tem um grande alcance social, pois oferece aos estudantes a oportunidade de cuidar da saúde desde cedo”. - Como médico, posso atestar que a realização de ações preventivas é de importância vital na área da saúde. Com relação ao lançamento desta caderneta, a iniciativa ganha uma dimensão ainda maior. Isso porque ela alcança os jovens e adolescentes. Quanto mais cedo a pessoa começa a cuidar da saúde, menores vão ser os riscos de ela contrair doenças no futuro – disse o prefeito. Segundo o coordenador de Ciências Biológicas da Secretaria Municipal de Educação, professor Marco Túlio Heringer de Oliveira, as escolas envolvidas foram selecionadas por apresentarem alunos com a faixa etária exigida pelo Ministério da Saúde e por terem o Programa Saúde da Família implantado no bairro aonde as unidades nas quais estudam se localizam. Sete professores e 16 Agentes Comunitários de Saúde foram capacitados para trabalhar com os adolescentes, durante todo o ano letivo de 2010, nos seguintes temas: Sexualidade, Saúde Sexual e Reprodutiva; Crescimento e Desenvolvimento; e Comportamental (violência). Na Escola Municipal Professor Carlinhos, o lançamento da caderneta aconteceu no ultimo sábado, dia 19, com a presença do prefeito José Rechuan e dos secretários municipais Soraia Balieiro (Educação) e Daniel Brito (Saúde). A secretária municipal de Educação destacou que a Caderneta de Saúde do Adolescente “é um instrumento de cidadania para os adolescentes, sendo realizado por profissionais de duas áreas primordiais para o desenvolvimento humano (Educação e Saúde)”. Na Escola Municipal Júlio Verne, o lançamento do projeto acontece nesta quinta-feira, dia 24, com a encenação de peças teatrais, apresentações de dança e o Movimento Hip Hop. Já na Escola Surubi, a cartilha será apresentada aos alunos no dia 02 de julho, às 9 horas, com uma gincana e show de talentos. A data de lançamento do projeto na Escola Jardim das Acácias ainda será divulgado pela Secretaria de Educação da Prefeitura.
Palavras chaves: PREVENÇÃO CONTRA DOENÇAS