12/03/2009
Prefeitura já vistoriou 30 mil imóveis na luta contra a dengue
Próximo mutirão acontece no Morro do Cruzeiro
Crédito: Wagner Alves
Desde o dia 08 de janeiro, quando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida iniciou os mutirões de prevenção contra a dengue, cerca de 30 mil dos 50 mil imóveis da cidade já foram vistoriados pelos agentes sanitários do Município. A informação consta de um balanço divulgado esta semana pela Prefeitura sobre as ações visando diminuir os riscos da doença em Resende. Na quinta-feira da próxima semana, dia 19, a Prefeitura realiza mais um mutirão contra a dengue. Desta vez, os trabalhos vão acontecer no bairro Morro do Cruzeiro, a partir de 8 horas.
- Entre o fim da campanha eleitoral do ano passado e a minha posse como prefeito, no dia 01º de janeiro, tive a oportunidade de anunciar à população, através da imprensa, que o combate à Dengue seria uma das prioridades do nosso governo. E isso vem sendo feito. A julgar pelos números apresentados pela Secretaria de Saúde, podemos concluir que estamos no caminho certo. Mas contra a Dengue, todo cuidado é pouco e a população tem um papel fundamental visando garantir a eficácia das ações contra a doença. Não podemos, de forma alguma, nos acomodar. E os cuidados precisam ser redobrados – disse o prefeito José Rechuan (DEM).
De acordo com o Serviço de Vigilância em Saúde da Prefeitura - órgão ligado diretamente à Secretaria de Saúde - dos 22 casos apontados como suspeitos este ano, oito já foram descartados e apenas um foi confirmado até agora. Residente na Baixada da Olaria, o paciente contraiu o tipo mais simples da doença, foi tratado imediatamente e já está curado do problema. As outras 13 notificações ainda estão sendo analisadas.
O balanço da Secretaria de Saúde divulgado hoje informa também que, durante a primeira série de mutirões contra a dengue, realizada do dia 08 de janeiro até a semana do carnaval, foram retiradas aproximadamente 425 toneladas de entulho e eliminados quase 300 focos do mosquito aedes aegypti.
Já a segunda série de mutirões começou semana passada pelos bairros Alto dos Passos e Centro, onde cerca de 200 residências foram visitadas. O mutirão nestas duas comunidades contou com a participação de 20 agentes sanitários. Além de eliminarem objetos com água parada – ambiente propício à proliferação do mosquito transmissor – os agentes distribuíram materiais informativos e orientaram os moradores quanto aos cuidados necessários. No mesmo mutirão, alunos do Colégio Estadual João Maia, no Centro da cidade, assistiram ainda à exibição de um filme sobre o combate à doença.
- Os mutirões representam uma atividade complementar ao trabalho dos agentes sanitários, os quais percorrem os bairros da cidade de forma permanente com o objetivo de combater os focos da doença – concluiu a coordenadora do Setor de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque.