Assistência Social e Direitos Humanos

16/12/2011

Prefeitura já retirou quase 70 caminhões de entulhos das ruas

Caminhões, máquinas, carro fumacê a agentes sanitários vão à Vila Verde para eliminar focos da doença

Prefeitura já retirou quase 70 caminhões de entulhos das ruas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Entre os dias 04 e 10 de dezembro, agentes sanitários da Secretaria Municipal de Saúde eliminaram mais 30 larvas do mosquito transmissor da dengue na cidade. Estes focos da doença foram encontrados durante as visitas domiciliares ocorridas nos seguintes bairros da área urbana: Morada da Colina, Novo Surubi, Santa Isabel, Jardim Tropical, São Caetano e Paraíso. Os focos estavam em nove ruas, tendo sido localizados em bromélias, vaso de planta, pneu, balde, lata, sucata e vaso sanitário. Para reforçar ainda mais o trabalho de prevenção à doença no Município, a Prefeitura dá continuidade neste sábado, dia 17, à programação especial de mutirões de limpeza nos bairros de Resende. Desta vez, o mutirão acontecerá na Vila Verde e em parte do Novo Surubi, ambos situados na região central de Resende, entre 8 e 13 horas. Dois caminhões e uma máquina retroescavadeira, além do carro fumacê, vão ser mobilizados para este mutirão, o sétimo realizado pela Prefeitura desde o começo de novembro. Novamente, 30 servidores de três secretarias municipais (Saúde, Obras e Serviços Públicos) vão atuar no Novo Surubi e na Vila Verde. O mutirão representa mais uma ação de prevenção contra a formação de focos do mosquito transmissor da dengue, e a Prefeitura orienta aos moradores que deixem em seus portões, para serem recolhidos, todos os objetos que possam acumular água, como garrafas, pneus, latas velhas e tambores, além de outros pequenos recipientes. Nos seis mutirões promovidos entre 05 de novembro e 10 de dezembro, a Prefeitura recolheu 69 caminhões com entulhos e lixos, dos quais 52 caminhões foram recolhidos nos mutirões dos bairros Baixada da Olaria, Alegria Velha, Vila Santa Cecília e Nova Liberdade, os quatro ocorridos no mês de novembro. Já nos dois mutirões de dezembro, realizados na região do Grande Surubi (dia 03) e no Morro do Cruzeiro (10) - foto, a Prefeitura retirou 17 caminhões. O trabalho preventivo para diminuir a propagação da dengue teve início logo na primeira semana da administração do prefeito José Rechuan (PP), mais precisamente no dia 08 de janeiro de 2009, quando a Secretaria Municipal de Saúde realizou o primeiro mutirão de limpeza na Vila Santa Cecília. Em menos de três anos, a Prefeitura desenvolveu outras ações voltadas ao combate à doença, entre elas o aumento do número de agentes sanitários do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão que coordena o trabalho visando eliminar focos da dengue. O número de agentes cresceu de 66 para 73. A Prefeitura investiu também em campanhas educativas, principalmente entre os estudantes da rede municipal. Estudantes de algumas escolas já realizaram, inclusive, passeatas nos bairros onde as unidades se localizam visando conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados contra o mosquito transmissor. Recentemente, durante um seminário promovido no Rio de Janeiro pela Secretaria estadual de Saúde, Resende ficou entre as cidades fluminenses que vêm cumprindo fielmente todas as orientações no sentido de diminuir casos de dengue. - Mesmo com este reconhecimento, a população não pode se acomodar, pois caso contrário a situação pode se agravar. A Prefeitura vem melhorando a estrutura de enfrentamento deste problema, mas os objetivos só vão ser alcançados se todas as pessoas fizerem a sua parte – disse Márcio Luciano Mendes, coordenador do CCZ.
Palavras chaves: LUTA CONTRA A DENGUE