Obras e Serviços Públicos
02/01/2012
Prefeitura já retirou 500 caminhões de lixo do Rio Sesmarias
Muros de contenção no manancial vão ter até quatro metros de altura
Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR
Desde o início das obras de prevenção contra chuvas no Rio Sesmarias, que começaram a ser realizadas há quase dois meses pela Prefeitura, já foram retirados do manancial 500 caminhões de lixo e entulho.
A previsão é de que até o final das obras no rio, previstas para serem concluídas em fevereiro, um total de mais quatro mil caminhões de lixo sejam tirados do manancial.
O serviço de limpeza do Rio Sesmarias está sendo realizado de forma simultânea à construção de três muros de contenção (foto). O planejamento da recuperação do manancial prevê ainda a retificação de um trecho no Parque Ipiranga, próximo ao Asilo Nicolino Gulhot.
Todas estas ações têm o objetivo de diminuir os riscos de transtornos no Rio Sesmarias. Em março e dezembro de 2010, o manancial transbordou duas vezes devido à trombas d`água ocorridas em sua nascente, no município paulista de São José do Barreiro.
As duas enchentes inundaram residências e vias públicas, provocando ainda prejuízos materiais a dezenas de famílias nos cinco bairros de Resende cortados pelo manancial (Parque Ipiranga, Jardim Brasília, Jardim Jalisco, Loteamento Barbosa Lima e Centro).
Cerca de R$ 5 milhões estão sendo investidos nas obras, cuja realização acontece por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal.
Dos três muros de contenção previstos no projeto, dois deles se encontram em andamento, um no Parque Ipiranga e o outro no Barbosa Lima.
O engenheiro da Prefeitura responsável pelo acompanhamento das obras no Rio Sesmarias, Sebastião Balieiro, explica que o muro do Barbosa Lima terá 80 metros de extensão por até quatro metros de altura, sendo que metade desta construção já foi concluída.
Até o final da primeira quinzena deste mês (janeiro), a Prefeitura espera liberar parcialmente o tráfego de veículos na Rua engenheiro Jacinto Lameira Filho, que se encontra interditada para a realização dos serviços.
Diretamente afetada por um dos dois transbordamentos do Sesmarias em 2010, esta rua receberá também um novo sistema de drenagem e obras de pavimentação.
Com a retificação do manancial nas proximidades do Asilo Nicolino Gulhot (Parque Ipiranga), que ocorrerá por meio da retirada de material do fundo do rio e alinhamento de suas margens, este trecho do Sesmarias vai ganhar um vão de 16 metros de largura e sete metros de profundidade.
A realização deste serviço visa melhorar o escoamento da água em direção ao Rio Paraíba do Sul, ajudando a diminuir dessa maneira os riscos de transbordamentos.
Já o muro de contenção que está sendo construído no Parque Ipiranga terá cerca de cem metros de extensão por mais de três metros de altura.
Palavras chaves: PREVENÇÃO CONTRA CHUVAS