Obras e Serviços Públicos

02/01/2012

Prefeitura já retirou 500 caminhões de lixo do Rio Sesmarias

Muros de contenção no manancial vão ter até quatro metros de altura

Prefeitura já retirou 500 caminhões de lixo do Rio Sesmarias

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

Desde o início das obras de prevenção contra chuvas no Rio Sesmarias, que começaram a ser realizadas há quase dois meses pela Prefeitura, já foram retirados do manancial 500 caminhões de lixo e entulho.

A previsão é de que até o final das obras no rio, previstas para serem concluídas em fevereiro, um total de mais quatro mil caminhões de lixo sejam tirados do manancial.

O serviço de limpeza do Rio Sesmarias está sendo realizado de forma simultânea à construção de três muros de contenção (foto). O planejamento da recuperação do manancial prevê ainda a retificação de um trecho no Parque Ipiranga, próximo ao Asilo Nicolino Gulhot.

Todas estas ações têm o objetivo de diminuir os riscos de transtornos no Rio Sesmarias. Em março e dezembro de 2010, o manancial transbordou duas vezes devido à trombas d`água ocorridas em sua nascente, no município paulista de São José do Barreiro.

As duas enchentes inundaram residências e vias públicas, provocando ainda prejuízos materiais a dezenas de famílias nos cinco bairros de Resende cortados pelo manancial (Parque Ipiranga, Jardim Brasília, Jardim Jalisco, Loteamento Barbosa Lima e Centro).

Cerca de R$ 5 milhões estão sendo investidos nas obras, cuja realização acontece por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal.

Dos três muros de contenção previstos no projeto, dois deles se encontram em andamento, um no Parque Ipiranga e o outro no Barbosa Lima.

O engenheiro da Prefeitura responsável pelo acompanhamento das obras no Rio Sesmarias, Sebastião Balieiro, explica que o muro do Barbosa Lima terá 80 metros de extensão por até quatro metros de altura, sendo que metade desta construção já foi concluída.

Até o final da primeira quinzena deste mês (janeiro), a Prefeitura espera liberar parcialmente o tráfego de veículos na Rua engenheiro Jacinto Lameira Filho, que se encontra interditada para a realização dos serviços.

Diretamente afetada por um dos dois transbordamentos do Sesmarias em 2010, esta rua receberá também um novo sistema de drenagem e obras de pavimentação.

Com a retificação do manancial nas proximidades do Asilo Nicolino Gulhot (Parque Ipiranga), que ocorrerá por meio da retirada de material do fundo do rio e alinhamento de suas margens, este trecho do Sesmarias vai ganhar um vão de 16 metros de largura e sete metros de profundidade.

A realização deste serviço visa melhorar o escoamento da água em direção ao Rio Paraíba do Sul, ajudando a diminuir dessa maneira os riscos de transbordamentos.

Já o muro de contenção que está sendo construído no Parque Ipiranga terá cerca de cem metros de extensão por mais de três metros de altura.

Palavras chaves: PREVENÇÃO CONTRA CHUVAS