° Minº Max

Obras e Serviços Públicos

27/01/2012

Prefeitura já retirou 25 mil metros cúbicos de lixo do Rio Sesmarias

Obras no manancial estão sendo feitas em várias frentes

Prefeitura já retirou 25 mil metros  cúbicos de lixo do Rio Sesmarias

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Cerca de 25 mil metros cúbicos de material já foram recolhidos do Rio Sesmarias, que está recebendo obras de drenagem e desassoreamento em todo trecho do município de Resende, cuja extensão é de aproximadamente 2.700 quilômetros. As obras são realizadas pela Prefeitura, através de um convênio com o Governo Federal, via Ministério da Integração Nacional, totalizando investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões em ações de prevenção contra chuvas. Várias frentes de obras no Rio Sesmarias são executadas simultaneamente para agilizar os serviços, que neste mês de janeiro se encontram sendo executados nos trechos do manancial que passam pelos bairros Parque Ipiranga, Jardim Brasília e Loteamento Barbosa Lima. Além disso, 200 metros lineares de muro de contenção já estão prontos, restando outros 700 metros do total previsto no projeto técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Obras. Três máquinas escavadeiras hidráulicas longas, duas máquinas escavadeiras hidráulicas curtas, um trator esteira, seis caminhões basculantes e 30 operários estão mobilizados nos trabalhos de infraestrutura em andamento no Rio Sesmarias. No Parque Ipiranga, uma equipe atua na retirada do material escavado das margens do rio e ainda na construção de 120 metros de muro de contenção, tipo gabião (estruturadas armadas em ferro e pedra). Ainda este mês será iniciada a reconstrução do sistema de águas pluviais e esgoto, que teve que ser removido para a construção do muro. Próximo à Associação Pestalozzi de Resende, no Jardim Brasília, já foi realizada a limpeza nas margens do rio e os operários trabalham atualmente no desassoreamento junto à curva daquele trecho. Na próxima semana, será iniciada a construção do muro de contenção do bairro, também no tipo de gabião, para garantir a segurança das residências situadas próximas das margens do Sesmarias. No Loteamento Barbosa Lima, por sua vez, um muro de contenção (foto), cuja construção foi iniciada no final do ano passado, já está quase pronto, mas outros muros estão previstos em outros trechos desta comunidade. No local, a rede de águas pluviais e de esgoto já está sendo refeita e nos próximos dias será iniciada a recuperação da rua para liberação do trânsito.
Palavras chaves: PREVENÇÃO CONTRA CHUVAS