01/04/2009

Prefeitura já realizou reparos em diversas estradas rurais

Próxima ação: colocação de bueiros em maio

Prefeitura já realizou reparos em diversas estradas rurais

Crédito: Wagner Alves

De janeiro a março deste ano, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança (Obras), já realizou reparos em 14 estradas rurais da cidade com o objetivo de garantir o escoamento da produção agropecuária e o deslocamento da população para a área urbana. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira pelo prefeito José Rechuan (DEM), que fez um balanço do trabalho feito pelo Município na área rural durante os primeiros 90 dias do seu governo. Entre as estradas recuperadas estão vias cuja manutenção é de responsabilidade do Governo do Estado.

As estradas nas quais a Prefeitura fez reparos este ano foram as seguintes: Limeira, Boca do Leão, Palmeira, Boa Sorte, Riachuelo, Santo Antônio, Boca do Rego, Bonsucesso, Fumaça-Falcão, Morro Grande e Taboão, todas mantidas pelo Município, além de trechos da Rodovia RJ 151 nas proximidades da Ponte do Souza e do Lote 10, e de parte da RJ 161, que liga Resende ao município paulista de São José do Barreiro, estas últimas de responsabilidade do governo estadual.

Segundo Rechuan, entre os trabalhos realizados pela Prefeitura nas estradas rurais estão a operação tapa-buracos, a colocação de escória, o patrolamento e a retirada de barreiras, as quais caíram principalmente no mês de janeiro, durante o período das chuvas. Todo o trabalho de realização de reparos nas vias da Zona Rural vem contando com o auxílio de máquinas retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões basculantes, entre outros equipamentos.

- Devemos lembrar que quando assumimos a administração municipal, em janeiro passado, a situação das estradas rurais era bastante caótica devido à falta de conservação. Além disso, as chuvas desta época do ano agravaram ainda mais o quadro. Iniciamos então a realização de ações emergenciais visando assegurar as condições de tráfego nas estradas rurais. É um direito dos moradores receber estes serviços e ao mesmo tempo ressaltamos que a produção leiteira se constitui numa das atividades principais da nossa economia. Obviamente, ao longo dos quatro anos do nosso governo, vamos realizar outras ações nas estradas rurais – disse o prefeito.

Responsável pelo trabalho de conservação e manutenção das estradas rurais de Resende, o diretor de obras da Prefeitura, engenheiro Miguel Dias, disse que em maio o governo municipal vai iniciar a realização de outro importante serviço de infra-estrutura no setor: a colocação de bueiros em diversos trechos de estradas rurais da cidade. Miguel disse que, apesar do sucateamento da frota encontrada pela atual administração, a Prefeitura “continuará trabalhando muito com o objetivo de garantir a circulação de veículos nas estradas de acesso à Zona Rural”.

Palavras chaves: ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO