Assistência Social e Direitos Humanos

16/08/2012

Prefeitura já realizou mais de quatro mil atendimentos à população de rua desde 2009

Usuários recebem alimentação completa, atendimento psicossocial, oficinas, entre outros

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Centro de Referência Especializada para População de Rua de Resende realizou, desde janeiro de 2009 a agosto de 2012, mais de quatro mil atendimentos a pessoas em situação de rua e migrantes. No mesmo período, 32 pessoas foram reinseridas socialmente. As informações são do coordenador e psicólogo da unidade, Thiago Guimarães Granjeiro, que explicou que atualmente 17 moradores de rua estão em acompanhamento pelo centro, o que representa uma queda no número de pessoas em situação de rua no município.

- Em 2009, nossos registros apontavam que pelo menos 50 pessoas viviam nas ruas de Resende. Hoje, este número baixou, o que pode ser atribuído às condições climáticas e até à violência, mas sem dúvida demonstra que as ações desenvolvidas por este setor da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos tem dado resultados - avaliou o coordenador, acrescentando que os cidadãos que retornam para casa também recebem acompanhamento durante algum período, com visitas domiciliares.

Mantido com recursos próprios da Prefeitura, o centro oferece a esses cidadãos alimentação, banho, guarda de pertences, apoio psicológico, apoio no transporte aos migrantes que desejem retornar para suas cidades de origem, acesso aos serviços públicos na área de saúde e na área da assistência social, o que é oferecido através das unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), onde eles são inscritos.

Segundo Thiago, os moradores de rua chegam ao centro por vontade própria ou são encaminhados por outros serviços, mas a equipe da unidade também realiza abordagens nas ruas no período diurno, entre 8 horas e 9h30, e noturnos, que acontecem duas vezes por mês, das 22h às duas horas da madrugada, quando as equipes do Centro de Referência procuram conversar e oferecer as ações disponibilizadas a esse segmento.

- Durante as abordagens nós convidamos os moradores a conhecerem o centro, mas eles só frequentam se quiserem, pois o objetivo do serviço, determinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, é garantir os direitos destes cidadãos e fortalecer os vínculos familiares ou comunitários. Alguns retornam para suas casas, para o convívio com as famílias. Mas muitas vezes esses vínculos familiares não podem ser resgatados, então atuamos ajudando-os a fortalecer vínculos sociais - explicou o coordenador, explicando que aqueles que são detectados como usuários de álcool ou outro tipo de droga ou com transtornos mentais são encaminhados também para atendimento nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Os moradores não são obrigados a aceitar os serviços, mas os servidores da unidade realizam todo um trabalho visando conscientizá-los sobre a importância de concordar em receber a ajuda.

O Centro de Referência, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, na Estrada Resende/Riachuelo, na Morada da Colina, aceita também doações de agasalhos e cobertores e roupas masculinas para a população de rua.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL