21/09/2010

No Dia da Árvore, Município divulga balanço sobre programa de arborização

Prefeitura já plantou quase sete mil árvores desde o ano passado

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Um relatório divulgado pela AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) informa que, desde janeiro do ano passado, aproximadamente sete mil mudas de árvores foram plantadas no Município pela Prefeitura, dentro dos projetos de arborização urbana e recuperação de nascentes, entre outras ações, desenvolvidas na área ambiental.

Somente nesta segunda-feira, dia 20, técnicos da AMAR plantaram cerca de 150 mudas às margens de um córrego localizado entre os bairros Parque Ipiranga e Jardim Brasília II, na região central da cidade. As informações foram anunciadas hoje pelo presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi, ao comentar as atividades da Prefeitura pelo Dia da Árvore (21 de setembro).

- Os números das ações voltadas à arborização em Resende são bastante significativos. Por outro lado, o balanço do trabalho da AMAR neste setor mostra que o comprometimento da administração do prefeito José Rechuan com a preservação do meio ambiente é uma ação permanente, e não apenas uma atividade desenvolvida num só dia – declarou Fontanezzi, acrescentando que, nos meses de julho e agosto, 350 mudas foram plantadas pela AMAR em comunidades da Zona Rural.

Além de marcar a passagem do Dia da Árvore, o balanço sobre o plantio de árvores destaca que a Prefeitura ultrapassou largamente a meta estabelecida pelo Governo do Estado para o Dia C (Dia do Clima), que também é comemorado hoje, terça-feira. Pelo planejamento da SEA (Secretaria de Estado do Ambiente), cada município deve plantar pelo menos 500 árvores por ano. A meta, portanto, foi cumprida no ano passado, ocorrendo o mesmo neste ano de 2010. Fontanezzi destaca a importância do alcance desta meta para incrementar os repasses de recursos estaduais feitos à Prefeitura através do ICMS Verde.

- Ou seja: se pelo projeto a meta anual era de pelo menos 500 mudas anuais, a Prefeitura plantou muito mais árvores entre janeiro do ano passado e os vinte primeiros dias de setembro deste ano. Devemos lembrar ainda que o plantio de árvores, bem como outras ações na área ambiental, tem uma contribuição direta para uma das propostas principais da atual administração municipal no sentido de oferecer condições para uma vida mais saudável à nossa população – disse o presidente da AMAR, numa referência ao Programa Resende Saudável, projeto que tem como objetivo promover o bem-estar dos moradores por meio de uma ação integrada nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, cultura, assistência social e esporte, entre outros setores.

Entre os bairros beneficiados pelo plantio de mudas feito pela Prefeitura de Resende a partir de 2009 estão Jardim Brasília, Parque Ipiranga, Loteamento Morada do Contorno, Jardim Aliança, Montese, acampamento Terra Livre, Morada da Colina, Mirante das Agulhas e Mirante da Serra.

A maioria das mudas plantadas foi produzida pelo Horto Municipal, cujo funcionamento nas proximidades do Parque de Exposições é de responsabilidade da AMAR. Parte das mudas utilizada foi proveniente de doações, entre elas das empresas INB (Indústrias Nucleares Brasileiras) e Furnas Centrais Elétricas.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE