17/11/2010
Prefeitura já construiu cinco mil metros de calçadas
Realizadas na área central de Resende, obras garantem condições de acessibilidade
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
Através do Projeto Urbano Humano, elaborado por meio da Secretaria de Urbanismo e Arquitetura, a Prefeitura já construiu cinco mil metros de calçadas em pontos aonde o Município vem realizando obras de revitalização. As calçadas foram construídas de acordo com as condições de segurança dos pedestres, garantindo, também, os conceitos de acessibilidade para os cidadãos portadores de necessidades especiais.
Os novos passeios já podem ser vistos na Praça da Bandeira, que se localiza em frente ao prédio da Estação Ferroviária; na Avenida Nova Resende e na Rua Coronel Braziel, ambas em Campos Elíseos; e na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico de Resende (foto).
- O Urbano Humano é um projeto muito extenso. No primeiro momento, realizamos as modificações no sistema viário da cidade, que passou muitos anos sem nenhuma mudança, apesar do número de veículos ter crescido de forma considerável. Agora, o projeto visa o pedestre, através da construção de calçadas, travessia em nível e outras ações para garantir a segurança das pessoas que andam a pé - explicou o secretário municipal de Urbanismo e Arquitetura, arquiteto Ton Kneip.
Logo após a reformulação do sistema viário do Município, que começou a ser feita em novembro do ano passado, Ton já tinha adiantado que as mudanças no trânsito representariam apenas o primeiro passo da implantação de um projeto maior, elaborado pela Prefeitura com o objetivo de oferecer condições para uma melhor qualidade de vida à população. As novas calçadas cumprem a meta da administração do prefeito José Rechuan (DEM) de priorizar a acessibilidade, “dentro do lado humano do projeto”.
- Outras obras vão ser realizadas, sempre tendo a segurança do pedestre e do próprio trânsito como medida preferencial. O projeto não é para os carros, mas sim para os seres humanos – salientou o secretário.
Os novos passeios, segundo frisou Ton Kneip, possuem piso podotátil, um piso em relevo e tipologia específica para os cidadãos portadores de deficiência visual, além de rampas de acesso para os cadeirantes. Além disso, quatro logradouros do Município – Praça Oliveira Botelho, Avenida Nova Resende, Rua Coronel Braziel e Rua Isaac Halpern - possuem faixas de travessia em nível para pessoas portadoras de necessidades especiais.
Outras ações desenvolvidas pela Prefeitura no sentido de garantir a segurança dos pedestres foram a implantação de mais sinais luminosos, a pintura de faixas de sinalização e a instalação de placas informativas. Com relação aos sinais, a atual administração já instalou 22 novos equipamentos, elevando para 38 o número de sinais em funcionamento nas vias da área urbana. Os novos sinais têm tempos destinados especificamente para a travessia de pedestres.
Entre janeiro do ano passado e outubro deste ano, a Prefeitura duplicou a quantidade de faixas de sinalização para o cidadão e de placas informativas. Nas próximas semanas mais 40 placas serão colocadas em vários pontos da área urbana, priorizando os locais do Centro e de Campos Elíseos contemplados com obras de revitalização do Projeto Urbano Humano.
Palavras chaves: SEGURANÇA PARA O PEDESTRE