08/02/2012

Prefeitura investe R$ 600 mil na reforma de mais uma escola

Unidade terá acesso para cidadãos com deficiência

Prefeitura investe R$ 600 mil na reforma de mais uma escola

Crédito: Márcio Fabian - ACOM PMR

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura iniciou recentemente as obras de reforma geral da Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade). O projeto prevê reforma nas seguintes dependências: cozinha, refeitório, sala da diretora e salas de aula, além de serviços de pintura, troca do piso, construção de uma subestação de energia elétrica, instalação de aparelhos de ar condicionado tipo split (foto)e implantação de lousas interativas em todas as salas de aula.

Segundo a titular da Secretaria de Educação da Prefeitura de Resende, professora Soraia Balieiro, mais de R$ 600 mil vem sendo investidos na reforma da escola, cujas obras estarão concluídas até abril. Ela explica que a unidade ganhará uma subestação de energia elétrica incluindo um transformador trifásico de 150 KVA e uma rampa de acesso ao segundo pavimento, coberta em estrutura metálica com guarda-corpo, para garantir a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência física, assim como banheiros adaptados para esse segmento da população.

As salas de aula receberão forro de PVC, revisão de todo o telhado, retirada de infiltrações além da troca das janelas de ferro por janelas de esquadria de alumínio, limpeza e polimento do piso, e a realização do serviço de pintura interna e externa. O refeitório e a cozinha da escola foram reformados antes da retomada do ano letivo, ocorrida segunda-feira, dia 06, para não prejudicar o serviço de merenda escolar dos alunos no retorno às aulas.

O trabalho de reforma da escola não vai prejudicar o ano letivo dos cerca de mil estudantes matriculados na unidade, que oferece o aprendizado do primeiro ao nono ensino do Ensino Fundamental e mais cem alunos do curso noturno do EJA (Educação para jovens e Adultos). Por determinação da Prefeitura à GHN, empresa responsável pela execução da obra, durante a realização da reforma, os alunos vão estudar para outras salas existentes na escola, de acordo com o cronograma previamente definido.

Além da Escola Noel de Carvalho, outras unidades de ensino da Prefeitura contempladas a partir de 2009 com obras de melhorias, entre elas escolas Francisco de Souza Aguiar (Bagagem), Rompendo o Silêncio (Alvorada), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Julieta Botelho (Parque Tobogã), José Roberto Sampaio (São Caetano) e CEDEVIR (Centro de Educação para Deficientes Visuais).

A Prefeitura construiu ainda a creche da Baixada da Olaria, reformou a creche da Vila Vicentina e iniciou as obras da creche do Loteamento Morada do Contorno e do Jardim Esperança. Em breve, começam as obras de construção da creche do Morada da Barra. Outra realização da Prefeitura na área de educação foi a implantação do Centro de Educação Profissionalizante, que oferece cursos de capacitação profissionais aos estudantes matriculados em cinco escolas municipais.

Palavras chaves: SALAS CLIMATIZADAS