Obras e Serviços Públicos

30/01/2012

Prefeitura investe mais R$ 17 milhões em obras e serviços

Ações com impostos municipais beneficiam moradores de vários bairros

Prefeitura investe mais R$ 17 milhões em obras e serviços

Crédito: WAGNER ALVES – ACOM/ PMR

Além dos investimentos com recursos repassados pelo Governo Federal e o Governo do Estado, a Prefeitura tem aplicado um volume significativo de recursos próprios do Município na realização de obras e serviços em vários bairros da área urbana e da Zona Rural. Proveniente dos impostos pagos pela população, as verbas que compõem a receita própria da cidade já garantiram investimentos de pelo menos R$ 16.866.839,90. Na semana passada, a Prefeitura tinha divulgado um balanço parcial das ações realizadas com recursos federais, que ficaram na ordem de R$ 15 milhões.

Os recursos próprios da Prefeitura são gerados pela cobrança dos seguintes impostos: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços), ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), Imposto de Renda Retido na Fonte e taxas municipais, além de transferências aos cofres municipais de percentuais correspondentes ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios), ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), ITR (Imposto Territorial Rural), IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) e ICMS/Desoneração.

Entre as obras realizadas com recursos próprios durante a administração do prefeito José Rechuan (PP) estão a canalização do córrego do Surubi Velho (investimento de R$ 300 mil), construção da galeria de águas pluviais do Loteamento Mirante das Agulhas (R$ 500 mil) e a recuperação das pontes sobre o Rio Sesmarias, uma próxima ao Resende Shopping e a outra perto da agência do INSS (R$ 650 mil nas duas obras).

Em serviços de asfaltamento e recapeamento foram investidos R$ 1 milhão em verbas próprias na pavimentação da Avenida Juscelino Kubitscheck (Itapuca) e das ruas do Loteamento Mirante da Serra, além da recuperação das ruas Sebastião Moreira Neto e José Zolvino Coutinho, ambas na Cidade Alegria. A Prefeitura destinou ainda R$ 5 milhões para a recuperação do pavimento de 30 vias em 13 bairros, como Santo Amaro, Vila Vicentina, Alegria Velha, Morada da Felicidade, Morro do Cruzeiro, Vila Santa Cecília e Loteamento Isaac Politi (região da Fazenda da Barra).

Somam-se a estas obras a pavimentação da Avenida B, no Loteamento Morada do Contorno (R$ 915 mil), da Rua Santa Catarina, no Bairro Cabral (aproximadamente R$ 300 mil) e da Rua Projetada, no Surubi Velho (foto), além da construção da nova ponte entre o Boa Vista e a Cidade Alegria. Para a operação tapa-buraco em andamento na cidade, a Prefeitura destinou cerca de R$ 3,6 milhões.

PROJETO URBANO HUMANO - Através também da Secretaria Municipal de Obras, a Prefeitura vem realizando a reurbanização da Avenida das Amendoeiras (Cidade da Alegria), via na qual vão ser aplicados mais de R$ 450 mil arrecadados pelo recolhimento de impostos municipais. Outra obra importante com receita própria está sendo executada na Praça da Concórdia, que ganhará um visual mais bonito, dois banheiros públicos e novos abrigos de ônibus. A revitalização deste logradouro representa investimento de R$ 570 mil.

Os serviços de revitalização feitos na Praça Oliveira Botelho e a construção do calçadão da Avenida Nova Resende, também estão entre os investimentos cujos recursos aplicados vieram da arrecadação própria do Município. No caso destas obras, elas fazem parte das ações do Projeto Urbano Humano implantado na cidade sob a coordenação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura.

Palavras chaves: VERBAS DO PRÓPRIO MUNICÍPIO