° Minº Max

Recuperação das ruas será feita do Bairro Comercial à entrada da Cidade Alegria

Prefeitura investe mais R$ 1,3 milhão em obras de infra-estrutura

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Através da Secretaria Municipal de Obras, a Prefeitura de Resende iniciou na manhã desta quinta-feira, dia 06, uma operação tapa-buraco em diversas vias da área urbana.

A previsão do secretário Rubens Almada é de que sejam tapados aproximadamente trinta mil metros quadrados de buracos em todo o município.

Os trabalhos, que representam investimentos de mais R$ 1, 3  milhão em serviços de infra-estrutura, serão executados por 30 operários, durante o período aproximado de 90 dias.

Entre as vias previstas para receber o serviço estão Dorival Marcondes Godoy (Bairro Comercial); Coronel Braziel e Getúlio Vargas (Campos Elíseos); João Ferreira Pinto (Jardim Jalisco); Rosário, Coronel Mendes e José Sandrup (Manejo), além das avenidas Gustavo Jardim (Centro) e Antônio Esteves (Morada da Colina).

Segundo Rubens Almada, esta primeira etapa da operação tapa-buraco vai priorizar as vias que formam o itinerário dos ônibus, desde o Bairro Comercial até a entrada da Cidade Alegria. Em seguida, o trabalho será realizado no interior dos bairros da área urbana, recuperando a pavimentação das ruas transversais.

Outro local planejado para receber este serviço é a estrada de acesso ao bairro São Caetano.

No caso dos bairros Morada do Contorno, Itapuca, Baixada da Olaria e Vila Santa Isabel, a recuperação das ruas acontecerá através de um convênio entre a Prefeitura e o DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagens).

Pelo convênio, o Governo do Estado cederá todo o material destinado à realização das obras, como pó de pedra, brita e um produto conhecido como CAP (cimento asfáltico derivado do petróleo). Já à Prefeitura caberá a usinagem e a aplicação do material. Este trabalho está previsto para começar em fevereiro.

O secretário de Obras ressalta que o andamento dos dois serviços – o tapa buraco e a recuperação por meio do convênio com o DER - dependerá muito das condições do tempo.

Por isso, ele fez um apelo aos motoristas e pedestres no sentido de que redobrem a atenção nas ruas beneficiadas pelos dois serviços, “já que certamente alguns trechos vão ser interditados provisoriamente e a movimentação de máquinas e caminhões será muito grande”.

- A grande quantidade de chuvas que tem afetado a nossa região nesta época do ano pode retardar os prazos inicialmente previstos para a realização destes trabalhos, pois não podemos aplicar o asfalto nestas condições. Mas devemos ressaltar a importância de mais este investimento de infra-estrutura, feito pela Prefeitura com o objetivo de assegurar a fluidez do trânsito, além de garantir as condições de segurança dos motoristas e pedestres – explicou o secretário.

Palavras chaves: OPERAÇÃO TAPA-BURACO