12/09/2014

Recepcionistas de unidades de saúde aprendem Línguas dos Sinais

Prefeitura investe em capacitação de funcionários

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria de Saúde está capacitando cerca de 30 profissionais que atendem nas recepções das unidades de saúde no curso básico de Libras - Língua Brasileira de Sinais. A capacitação acontece todas as segundas-feiras, no CDI, que funciona em área anexa ao Hospital de Emergência.

- A iniciativa surgiu através de uma demanda da Ouvidoria do SUS. O objetivo é melhorar o atendimento aos deficientes auditivos nos postos de saúde da rede municipal - destaca a Ouvidora do SUS, Verônica Santos.

Educação promove curso sobre autismo

A Secretaria de Educação de Resende promove nesta sexta-feira e neste sábado (dias 12 e 13), na Associação Educacional Dom Bosco, o curso sobre Autismo - intervenções e adequações curriculares. A capacitação tem foco voltado para educadores, terapeutas e outros profissionais, para que possam atender e trabalhar com pessoas que tenham o transtorno.

A formação será ministrada pela professora Andréa Lungwitz Cléto, que atua há 21 anos em educação especial, é pedagoga, pós-graduada em gestão escolar e saúde mental, além de diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorocaba e docente na Faculdade de Cruzeiro do Sul (SP).

Na sexta-feira, das 8 às 17 horas, a palestrante debaterá temas como: Autismo e conceitos, O aprender por trás dos muros, Incluir ou excluir?, Inclusão, Intervenções e Adequações Curriculares (O que é? Como fazer? Para quem?)

No segundo dia, sábado, das 8 às 12 horas, a professora vai trabalhar com os participantes a oficina de materiais pedagógicos, ensinando-os atividades que podem ser aplicadas no atendimento ao autista. Os interessados podem obter informações no Centro Municipal de Atendimento ao Educando, telefone 3354-3559.

Curso de Libras - Também neste sábado, às 8 horas, na Associação Educacional Dom Bosco, a Prefeitura realiza a aula inaugural do curso básico de Libras - Língua Brasileira de Sinais. Cerca de 60 profissionais participarão da capacitação que terá a duração de um ano. O objetivo é dar condições para que os profissionais se comuniquem com alunos surdos matriculados na rede municipal. As aulas vão acontecer aos sábados, das 8 às 11 horas, e serão ministradas por uma professora surda, ex-aluna da Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio.

Palavras chaves: CAPACITAÇÃO