Fazenda

13/01/2015

Prefeitura intensifica ação de combate à dengue na Região da Grande Alegria

Crédito: Jorde Trindade

A Prefeitura de Resende intensificou, a partir de hoje (terça-feira, dia 13), as ações de combate à dengue na região da Grande Alegria, através de um grande mutirão que envolve as secretarias municipais de Saúde, Obras, Relações Comunitárias, Serviços Públicos, Defesa Civil, e AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende).

Os agentes iniciaram as visitas pela Cidade Alegria, para identificar e eliminar focos do mosquito transmissor e conscientizar moradores. Esta semana, a operação está concentrada no final dos Blocos 38/40 de apartamentos, e nas Ruas das Acácias, das Hortências, das Violetas, das Magnólias, das Samambaias, entre outras.

O Canal Periférico da Alegria também está passando por limpeza. Os serviços foram iniciados próximo à Ponte do Contorno, e seguirão até a altura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Além disso, todas as unidades de educação instaladas naquela região  estão sob inspeção. No local também está sendo feito um trabalho de pulverização com o inseticida UBV, que tem maior eficácia no combate ao mosquito.

Com relação aos imóveis particulares que se encontram fechados, onde os agentes de saúde têm dificuldade de acesso, a Procuradoria Jurídica da Prefeitura estuda a possibilidade de impetrar na Justiça um pedido que autorize a entrada dos agentes de saúde.

Desde dezembro do ano passado que a Prefeitura vem realizando mutirões contra a dengue na Região da Grande Alegria – três operações já foram promovidas lá, com a retirada de 23 caminhões de entulho. De novembro de 2013 a maio de 2014, aconteceram no município 23 mutirões, sendo recolhidos 236 caminhões de entulho.

RELATÓRIO APRESENTA NÚMEROS - Segundo relatório epidemiológico apresentado pela Secretaria de Saúde, em 2014 foram notificados no município 1.065 casos suspeitos de dengue, com 252 confirmações, 594 casos descartados e 219 ainda aguardando o resultado.

Os números da dengue começaram a subir em Resende entre 30 de novembro de 2014 e 3 de janeiro deste ano, quando foram notificados 187 casos, sendo 24 confirmados. Inicialmente os trabalhos estão concentrados na Grande Alegria. Terão continuidade amanhã e só serão concluídos quando a situação estiver sob controle. Mais de 100 pessoas estão envolvidas, entre elas, agentes de saúde, comunitários e do setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura.

O relatório apontou também uma grande incidência de casos na Grande Alegria, com um total de 422 notificações, o que, até então, pode representar 42,4% dos casos registrados no município.

- Estamos intensificando as ações na Grande Alegria e nossa principal meta, no momento, é levantar se os vírus encontrados são os do tipo 1 e 4 - os mesmos que estão em circulação na capital do Estado. Caso identifiquemos um novo tipo viral, teremos que mudar nossas estratégias de combate ao aedes aegypti – disse o secretário de Saúde, Daniel Brito.

Com relação a morte de uma mulher, ocorrida na noite de domingo no Hospital de Emergência, a Secretaria de Saúde confirmou que ela foi diagnosticada com dengue na quinta-feira, dia 8, mas que até sábado passava bem. Exames de sangue coletados, quando a paciente deu entrada no Hospital, descartaram dengue hemorrágica e novas amostras foram enviadas segunda-feira, 12, ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEM), do Governo do Estado, para investigar a causa da morte. O resultado deve sair em 20 dias.

Palavras chaves: Dengue