18/11/2015
Prefeitura intensifica ações de combate à dengue
Ação Integrada chega à região da Itapuca e Alegria recebe vistoria de bueiros
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
O combate à dengue na região da Itapuca ganhou um reforço nesta semana com a chegada da Ação Integrada de Combate à Dengue. O primeiro bairro beneficiado foi a Itapuca. Depois os trabalhos seguem para a Baixada da Olaria e Vila Alegria.
A ação conta com cerca de 40 pessoas entre vigilantes sanitários, fiscais da Divisão de Posturas, da Secretaria de Obras, da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende), funcionários das Secretarias de Serviços Públicos e de Assistência Social e Direitos Humanos, incluindo nove militares da AMAM (Academia Militar das Agulhas Negras).
Os fiscais atuam na conscientização dos moradores para a eliminação de todo e qualquer material que possa acumular água e servir de depósito para as larvas do mosquito Aedes aegypti. Os agentes de saúde vistoriam a situação do imóvel, verificando objetos como tambores, pneus, vasos de planta, e tudo o que possa representar risco de acumulação de água, solicitando ao morador que limpe calhas, tampe caixas d'água e elimine os depósitos ou os cubra, evitando a proliferação de focos do mosquito.
Os fiscais da Secretaria de Obras, da AMAR e da Posturas vão atuar em estabelecimentos comerciais, obras e outros espaços que necessitem de uma ação mais intensiva, como locais onde há reciclagem de lixo, obras abandonadas, entre outros.
Ao final da ação em cada bairro, uma retroescavadeira e três caminhões da Secretaria de Serviços Públicos passarão recolhendo o material descartado pela população. O chefe de gabinete, Jaime Matos, responsável por coordenar a ação, destaca que os fiscais da Posturas, da Obras e da AMAR estão retornando em cada região onde o trabalho de coleta já foi realizado a fim de fiscalizar se os moradores continuam descartando lixo e entulhos em locais proibidos, podendo notificar os infratores.
As escolas da região também farão o dever de casa e serão envolvidas na ação. A Secretaria de Educação vai solicitar aos funcionários das Escolas Municipais Marieta Salles Cunha e Lídia Pires Magalhães e Creche Sandra Maria Ferreira Cotrim, que fiscalizem o ambiente e retirem todo o material passível de acumular água.
Os funcionários dos postos de saúde também farão o mesmo. Já a Secretaria de Obras e a AMAR atuarão ainda na vistoria de bueiros e córregos a fim de verificar a existência de larvas do mosquito e promover a limpeza.
Por outro lado, a fiscalização de bueiros também está sendo realizada no bairro Cidade Alegria, em uma ação conjunta do CCZ e da Secretaria de Obras. A equipe aplica o larvicida no local e retira o acúmulo de água, se houver.
Palavras chaves: COMBATE À DENGUE