Assistência Social e Direitos Humanos

Programa é voltado para jovens com idade entre 18 e 29 anos

Prefeitura inscreve para o Projovem Urbano

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria de Educação de Resende já iniciou as pré-matrículas para o Projovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens),  desenvolvido através de uma parceria entre o município e o Governo Federal. A iniciativa é voltada para jovens  com idade entre 18 e 29 anos, que desejam concluir o ensino fundamental conjuntamente com uma qualificação profissional.

Os interessados devem procurar os pólos que estão em funcionamento nas secretarias das Escolas Municipais Lídia Pires Magalhães (Itapuca) e Bairro Cabral, no horário das 18h30 às 21h30. Ao todo, estão sendo oferecidas 200 vagas.

Além da faixa etária, os candidatos  precisam saber ler e escrever, mas não ter concluído o ensino fundamental. No ato da pré-matrícula é necessário apresentar CPF, Carteira de Identidade, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência, todos os documentos originais.

Os jovens terão ainda que optar por uma das qualificações profissionais oferecidas pelo programa, nas áreas de Administração (arquivador, almoxarife, auxiliar administrativo e contínuo); Alimentação (chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias e vendedor ambulante) e saúde (auxiliar de administração e hospitais e clínicas, recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia - balconista).

- É muito importante que os jovens procurem os pólos e façam suas pré-matrículas, definindo o quanto antes sua área de interesse. Isso porque o curso que tiver o maior número de escolha dos estudantes é que o será implantado no município - explica o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

Entre os benefícios da formação por meio do Projovem Urbano estão a conclusão do curso em 18 meses com a certificação do ensino fundamental e da qualificação profissional; aulas de informática; material didático gratuito fornecido pelo Ministério da Educação e de sala de acolhimento para os alunos com filhos de até oito anos de idade.

A previsão da Secretaria de Educação é de que as pré-matrículas sejam realizadas até a primeira quinzena de setembro,  período em que as aulas também terão início.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO