Assistência Social e Direitos Humanos

18/03/2013

Prefeitura inscreve para cursos profissionalizantes gratuitos

Interessados devem procurar uma das unidades do CRAS

Prefeitura inscreve para cursos profissionalizantes gratuitos

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Diretos Humanos, abriu inscrições, até o dia 27 de abril, para mais três cursos profissionalizantes do Pronatec/FIC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego). Ao todo estão sendo oferecidas 85 vagas para assistente de planejamento e controle de produção; operador de computador e recepcionista em meios de hospedagem.

Os interessados devem procurar os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) dos bairros Lavapés, Toyota, Jardim Esperança e Itapuca, além do CRAS Itinerante; o CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), na rua Rua Luiz Pistarini, 184, Campos Elíseos, próximo à passarela de acesso ao bairro Alambari; CREPOP (Centro de Referência Especializado em Pessoas de Situação de Rua), na Estrada Resende/Riachuelo, próximo à Exapicor; Niam (Núcleo de Atendimento à Mulher), na Rua Macedo Miranda, bairro Jardim Jalisco, próximo ao Detran. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Os cursos fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, voltados para beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, que possuem o NIS (Número de Identificação Social). Além disso, os pré-requisitos para concorrer às vagas são: idade entre 16 e 59 anos, renda familiar de até três salários mínimos e os níveis de escolaridade determinados para cada qualificação (Ensino Fundamental Completo, Ensino Fundamental Incompleto e Ensino Médio Incompleto).

Os candidatos que atenderem os critérios estabelecidos na programação dos cursos, mas não possuírem o Número de Identificação Social, podem fazer o cadastro em uma das unidades dos CRAS para concorrer às vagas.

As qualificações serão oferecidas através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Volta Redonda, mas as aulas serão realizadas no Colégio Municipal Noel de Carvalho. A previsão para o início das turmas é no dia 27 de maio, no horário das 18 às 22 horas. Os participantes terão direito a lanche e vale transporte.

Esta é a segunda etapa de inscrições para o Pronatec/FIC, neste primeiro semestre de 2013. No início do mês passado, a Prefeitura divulgou a disponibilidade de 155 vagas para os cursos de costureiro; manicure e pedicure; eletricista de automóveis; mecânico de ciclo; montador de veículos automotores; montador de painéis elétricos e almoxarife.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Alfredo de Oliveira, as qualificações do PRONATEC vão ganhar um reforço. Está em fase de implantação o ACESSUAS (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho), também do governo federal.

- Sua função será cuidar da divulgação destes cursos e acompanhar os alunos durante a realização dos mesmos. Além disso, os formandos terão um suporte durante o processo de inserção no mercado de trabalho - explica o secretário.

Sua equipe será composta de coordenador, assistente social, psicólogo e assistente administrativo.

Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO