° Minº Max

05/03/2010

Prefeitura inicia vacinação contra gripe suína

Imunização acontecerá em todas as unidades médicas

Prefeitura inicia vacinação contra gripe suína

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira, dia 04, o calendário de vacinação contra a Influenza A, mais conhecida como gripe suína. Marcada para o plenário da Câmara de Vereadores, a apresentação do calendário se destinou a enfermeiros e servidores de todas as unidades de saúde do Município.
Entre a próxima segunda-feira, 08 de março, e o dia 21 de maio, serão vacinados na cidade, em datas diferentes, funcionários da área de saúde, gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos, população na faixa etária de 20 a 39 anos e doentes crônicos. A diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque, ressalta que os períodos e os grupos prioritários para receber a vacina foram definidos pelo Ministério da Saúde.
Além disso, segundo ela, a faixa etária de 20 a 39 anos será vacinada porque apresentou o maior número de internações e mortes no mundo.
- A inclusão de pessoas de 20 a 39 anos se explica porque é a população economicamente ativa, que trabalha e circula mais, estando mais suscetível a contrair o vírus da gripe. Em Resende, dos 84 casos notificados, 38 estavam nessa faixa etária, entre eles dois óbitos – afirma.
Para a primeira etapa de vacinação, de 08 a 19 de março, foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 1.430 doses visando atender os trabalhadores dos serviços de saúde de Resende.
Lúcia Albuquerque afirma que o esforço da Secretaria Municipal de Saúde será para vacinar todos os grupos antes da chegada do inverno, quando naturalmente os casos de gripe aumentam. A expectativa da diretora de Vigilância em Saúde é diminuir a incidência da doença em Resende, embora os números do município tenham sido baixos, numa comparação com relação ao restante do país.
Dos 84 casos notificados em Resende como suspeitos de Influenza A, 76 apresentaram Síndrome Respiratória Aguda Grave. Segundo balanço divulgado pelo Serviço de Epidemiologia da Prefeitura, foram coletadas 22 amostras enviadas para diagnóstico laboratorial apenas de pacientes que foram internados, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Desse total, cinco foram descartados, enquanto que quatro apresentaram resultado positivo, dos quais três chegaram ao óbito, entre eles os dois na faixa etária de 20 a 39 anos. Já 13 exames ainda aguardam o resultado.
No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que as ações de prevenção contra a gripe suína são fundamentais, como manter os ambientes ventilados, proteger o rosto com lenço preferencialmente descartável antes de espirrar ou tossir e, depois disso, lavar bem as mãos e evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos. Outro procedimento importante é evitar locais fechados e aglomerações, caso apresente sintomas gripais, como febre, tosse, dor de cabeça ou de garganta.

Palavras chaves: SAÚDE