Resende

20° Min25º Max

Selo prevenção do site

Desenvolvimento Rural

02/05/2012

Prefeitura inicia vacinação contra febre aftosa

No ano passado, quase cem por cento dos animais foram vacinados

Prefeitura inicia vacinação contra febre aftosa

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

   A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária iniciou, nesta quarta-feira, dia 02 de maio, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. A expectativa do titular da pasta, engenheiro Miguel Dias, é de alcançar o mesmo resultado positivo registrado na etapa de imunização ocorrida em novembro do ano passado, quando 99,5 por cento do rebanho bovino (foto) foram vacinados na cidade.

   A campanha de imunização contra a febre aftosa em Resende é realizada por meio de uma parceria da Prefeitura com o Sindicato Rural do Município, a EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e do Núcleo de Defesa Sanitária do Estado do Rio de Janeiro.

   A febre aftosa é uma doença contagiosa causada por um vírus. Os sintomas principais nos animais são febre e lesões vesiculares, úlcera  na boca, anorexia e estomatite. Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município, a cidade de Resende conta atualmente com um rebanho de  aproximadamente 42 mil animais de gado. Deste total, entre três e cinco mil animais são de propriedade de pequenos produtores cadastrados pela secretaria.

   O agendamento para a visita da equipe da Prefeitura encarregada da aplicação das doses pode ser feito pelo telefone 3360-7502, ou pessoalmente, na sede da Secretaria de Agricultura, que fica no Parque das Exposições, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Ao solicitar a realização deste serviço, o produtor deve informar o endereço da propriedade, e o número de animais para serem vacinados, além de adquirir a dose do medicamento em estabelecimentos credenciados no município. O preço da dose da vacina varia R$ 1,40 a R$ 1,50.

   Coordenador da campanha em Resende, o veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, João Ricardo Teixeira Neves, explica que "os proprietários já estão bem conscientes da importância de se imunizar o rebanho, motivo pelo qual muitos já providenciaram a compra da vacina e providenciaram a aplicação do medicamento". Segundo ele, "a prioridade do atendimento pela equipe é prestar assistência aos pequenos produtores, mas os produtores de médio e grande porte também podem solicitar o serviço, que é gratuito".

   - A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. O produtor que não imunizar seu rebanho fica proibido de realizar a comercialização do animal, incluindo a produção leiteira e qualquer outro produto de origem animal - disse o veterinário.

   A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa vai até o dia 30 de maio. Os proprietários de animais que não forem imunizados durante este período devem procurar o escritório local do Núcleo de Defesa Sanitária do Estado do Rio de Janeiro visando solicitar uma autorização para realizar a imunização fora do prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura. Em Resende, o Núcleo se localiza na Rua Coronel Braziel 33, Campos Elíseos.  

Palavras chaves: AGROPECUÁRIA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados