Desenvolvimento Rural

05/11/2012

Prefeitura inicia segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

Campanha seguirá durante todo o mês de novembro

Prefeitura inicia segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária iniciou neste mês a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa, doença contagiosa causada por vírus. Nesta fase, somente animais até dois anos de idade devem ser imunizados. A campanha conta com a parceria do Sindicato Rural, EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e do Núcleo de Defesa Sanitária do Estado do Rio de Janeiro. A campanha seguirá durante todo o mês de novembro.

A expectativa da secretaria é de atingir todo o rebanho até dois anos e repetir o resultado da primeira etapa, ocorrida em maio, onde quase 100% de todo o rebanho bovino do município foi vacinado. O agendamento para a visita da equipe da Prefeitura encarregada da aplicação das doses pode ser feito pelo telefone 3360-7502, ou pessoalmente, na sede da Secretaria de Agricultura, que fica no Parque das Exposições, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Ao solicitar a realização do serviço, o produtor deve informar o endereço da propriedade e o número de animais para serem vacinados, além de adquirir a dose do medicamento em estabelecimentos credenciados no município.

O titular da pasta de Agricultura e Pecuária, Miguel Dias, adverte que o proprietário que não imunizar seu rebanho poderá sofrer sanções como o pagamento de multa e a proibição de comercializar animais, a produção de leite e demais produtos alimentícios de origem animal.

- A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. Felizmente os proprietários já estão bem conscientes da obrigação de manter seus animais com as vacinas em dia - afirmou o secretário.

Os sintomas principais da Febre Aftosa nos animais são febre e lesões vesiculares, úlcera na boca, anorexia e estomatite. Segundo dados da secretaria, a cidade de Resende conta atualmente com um rebanho de aproximadamente 42 mil animais de gado. Desse total, entre três e cinco mil animais são de propriedade de pequenos produtores cadastrados pela secretaria.

A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa seguirá durante todo o mês de novembro. Os proprietários de animais que não forem imunizados durante esse período devem procurar o escritório local do Núcleo de Defesa Sanitária do Estado do Rio de Janeiro visando solicitar uma autorização para realizar a imunização fora do prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura. Em Resende, o Núcleo se localiza na Rua Coronel Braziel, 33, Campos Elíseos.

Palavras chaves: PECUÁRIA