11/01/2013

Prefeitura inicia reforma e ampliação do posto de saúde do Paraíso

Mais de cinco mil moradores serão beneficiados com as obras

Prefeitura inicia reforma e ampliação do posto de saúde do Paraíso

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou para a próxima segunda-feira, dia 14 de janeiro, o início das obras de reforma e ampliação do módulo do Programa Saúde da Família do bairro Paraíso, iniciativa que beneficiará mais de 5.200 pessoas. Os trabalhos, previstos para serem concluídos em julho, estão orçados em R$ 170.839,53. Eles serão custeados por recursos federais, obtidos pela Prefeitura junto ao Ministério da Saúde, via Fundo Municipal de Saúde.

Entre os serviços realizados no Posto estão troca das instalações elétricas e hidráulicas, pintura, readequação do espaço interno e reparos no telhado. As melhorias incluem também a construção de mais um consultório odontológico; salas para fisioterapia, esterilização e de educação em saúde. Além disso, a recepção do módulo terá a instalação de ar condicionado e aparelho de televisão.

O Programa Saúde da Família, conforme lembrou a diretora de Atenção Básica, Ana Paula Bueno, é responsável pelos trabalhos de prevenção em saúde como pré-natal, acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, vacinação, e ainda consultas com clínico geral, enfermeira, dentista, fisioterapeuta, onde também são realizados procedimentos como nebulização, aferição de pressão, injeções e curativos.

Segundo a diretora de Atenção Básica da secretaria, Ana Paula Bueno, em reunião com os moradores da comunidade ficou decidido que as duas equipes da unidade serão divididas, e os atendimentos de uma equipe serão transferidos para a Policlínica do Paraíso, na rua João Cabral Frech, e os da outra equipe passarão para o posto de saúde do bairro Morro do Cruzeiro.

A dispensa de medicamentos controlados e de antibióticos excepcionais será feita na Unidade de Pronto Atendimento do Paraíso, na rua São Judas Tadeu, 49. No caso dos medicamentos básicos da rede, os pacientes podem procurar o PSF do Morro do Cruzeiro ou a Policlínica.

A Prefeitura pretende reformar e ampliar, ainda neste ano, os postos de saúde da Fumaça, Rio Preto, Serrinha, Mauá e o Posto Resende (no Centro Histórico, próximo à Praça Oliveira Botelho).

Palavras chaves: SAÚDE