15/05/2012

Prefeitura inicia reforma da unidade de saúde do Novo Surubi

Posto do Morro do Cruzeiro deve ser inaugurado ainda neste mês

Prefeitura inicia reforma da unidade de saúde do Novo Surubi

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Secretário de Saúde, Daniel Brito, anunciou nesta segunda-feira, dia 14, o início das obras de reforma e ampliação da unidade de saúde do bairro Novo Surubi, que começam na próxima semana. Entre os serviços que serão realizados estão a troca das instalações elétricas e hidráulicas, reforma geral, pintura, readequação do espaço interno e reparos no telhado.

As melhorias no posto incluem ainda a ampliação do espaço de educação em saúde e a construção de novas salas para esterilização e para vacinação. Além disso, a recepção do módulo do Programa Saúde da Família ganhará aparelhos de ar condicionado e televisão, o que dará mais conforto aos pacientes e seus acompanhantes, e também aos servidores que trabalham na unidade. As obras estão orçadas em aproximadamente R$ 130 mil e serão custeadas pelo Governo Federal, por meio do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, do Ministério da Saúde. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos até o final do ano.

A equipe do PSF do Novo Surubi conta com quatro agentes comunitários, um médico clínico geral, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista, auxiliar de saúde bucal, recepcionista e fisioterapeuta, entre outros profissionais. Eles são responsáveis pelo atendimento de mais de três mil moradores, que têm à sua disposição consultas médicas, com enfermeira; pré-natal; atendimento em grupos, e realização de procedimentos como aferição de pressão arterial, curativos e nebulização. Durante o período da obra, os atendimentos serão feitos no Posto de Saúde do Surubi, localizado na rua Rodolpho Annechino, lote B, quadra 1.

O módulo do Programa Saúde da Família também é responsável pelos trabalhos de prevenção, ou seja, pelo acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, além da vacinação e realização de exames preventivos para mulheres. Desde 2009, todas as unidades de PSF contam ainda com atendimento odontológico e de fisioterapia.

Além da unidade do Novo Surubi, outros cinco Postos de Saúde do Programa Saúde da Família estão com obras em andamento no município. Eles ficam nos bairros Nova Alegria, Cabral, Liberdade e Vicentina/Santo Amaro.

Reta final - A diretora de Atenção Básica, Ana Paula Bueno, informou que a construção do módulo do programa no bairro Morro do Cruzeiro está em fase final e deverá ser inaugurada ainda neste mês. A obra custou cerca de R$ 392 mil. O bairro já conta com uma unidade, que funciona em imóvel alugado e atende cerca de 3.200 pessoas.

Os recursos para o novo posto foram obtidos por meio de emenda parlamentar inserida no Orçamento da União pelo deputado federal Paulo César (PP-RJ). O novo módulo foi construído em terreno ao lado da creche do bairro, em local escolhido pela própria comunidade, durante reunião do Conselho Local de Saúde.

Além dessas obras, a Prefeitura deve receber a instalação de uma Clínica da Família, em uma parceria com o Governo do Estado. Com capacidade para atender até 15 mil pessoas por mês, a unidade deverá ficar na região da Grande Alegria.

Palavras chaves: SAÚDE