29/12/2011

Prefeitura inicia projeto para melhoramento genético do rebanho bovino

"Assistência ao produtor não se limita à conservação das estradas"

Prefeitura inicia projeto para melhoramento genético do rebanho bovino

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

No caso da assistência técnica disponibilizada pela Prefeitura nas propriedades rurais, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, os produtores foram orientados sobre cuidados contra pragas e doenças; procedimentos corretos de adubação da terra; correção do solo; produção de grãos; plantação de eucaliptos; técnicas de reflorestamento; e formação de pastagens, além de aproximadamente 50 análises de solo para definir o tipo de plantação a ser realizado em cada local.

Entre as regiões atendidas com a realização do trabalho de assistência técnica estão Vargem Grande, Fumaça, Bagagem, Jacuba e propriedades situadas às margens da Estrada da Limeira, que liga Resende ao município paulista de Arapeí.

As orientações aos produtores rurais foram prestadas também através de palestras e cursos de capacitação, que tiveram, entre outros temas, “Produção e Legalização de Produtos de Origem Animal”, “Valores Nutricionais” e “Alimentação saudável”.

Outro trabalho importante voltado ao setor rural foi o projeto de melhoramento genético do rebanho bovino (foto), por meio da aquisição de dois botijões de nitrogênio contendo um total de 600 doses de sêmem, e um kit completo de inseminação.

O objetivo desta iniciativa foi aprimorar a produção dos animais, através de ferramentas como seleção e cruzamentos.

Miguel Dias destacou ainda a campanha de vacinação contra febre aftosa realizada recentemente, que imunizou 46.800 animais. Este número correspondeu a 99,5 por cento do rebanho bovino de Resende.

Ele frisou também a realização de aproximadamente 15 cursos de capacitação profissional promovidos em diferentes regiões da área rural de Resende.

- O balanço do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária em 2011 mostra que a atuação da Prefeitura a favor dos produtores rurais não acontece apenas através da conservação e manutenção das estradas. Desde janeiro de 2009, a Prefeitura realiza o trabalho permanente de conservação das vias rurais, mas também está indo de encontro aos produtores com ações que os ajudem a aprimorar cada vez mais suas atividades no campo – concluiu o secretário.

Palavras chaves: EM VÁRIAS REGIÕES