Superintendência de Transporte e Trânsito

06/08/2013

Prefeitura inicia obras para mudanças no trânsito do Manejo

Primeira etapa prevê ampliação de trecho da Avenida Coronel Mendes e construção de rotatória

Prefeitura inicia obras para mudanças no trânsito do Manejo

Crédito: Divulgação - SUAS/PMR

A Prefeitura de Resende inicia nesta quarta-feira, dia 7, as obras de ampliação de parte da Avenida Coronel Mendes, no bairro Manejo, e de construção de uma rotatória próximo à entrada do Aeroporto Agulhas Negras. Os serviços representam o início das mudanças no trânsito na região do Grande Manejo.

- Nosso objetivo é melhorar a fluidez do trânsito na região do Manejo, pensando na segurança e no bem estar da população e dos comerciantes - disse o secretário municipal de Obras, Rubens Almada, acrescentando que a ação faz parte do projeto Urbano Humano implantado pela Prefeitura no final de 2009, responsável pelas alterações viárias nas principais ruas e avenidas do Centro Antigo e Campos Elíseos.

Esta primeira intervenção acontecerá da altura da Avenida Juscelino Kubitschek até a entrada da Avenida General Affonseca, trecho que no novo Plano de Mobilidade Urbana passará a ser mão única (sentido Cidade Alegria). Entre os serviços previstos estão escavações, drenagem de águas pluviais, pavimentação asfáltica e recolocação de meio fio. O trecho receberá ainda novos pontos de ônibus e uma ciclovia.

Os trabalhos serão executados pela empresa Valle Sul Pavimentação e Mineração LTDA, vencedora do processo de licitação. Na previsão da Secretaria Municipal de Obras, as ações, orçadas em aproximadamente R$ 1,1 milhão, serão concluídas nos próximos seis meses.

Dentro das mudanças no trânsito do Manejo, a General Affonseca passará a ter também mão única no sentido Universidade Estácio de Sá. As duas modificações criarão um grande anel viário de fluxo de veículos. Além dessa alteração, as duas avenidas, bem como as Avenidas Governador Portela e Riachuelo, que liga o Manejo ao bairro Liberdade, ganharão ações sustentáveis como uma malha cicloviária que unirá o Campos Elíseos à região da Grande Alegria.

As ações preveem ainda melhorias nas calçadas na Avenida Coronel Mendes, que ganharão mais espaço. Já a General Affonseca receberá uma ampla revitalização com a criação de um calçadão com estacionamento do tipo "espinha de peixe", pontos de ônibus, pista para caminhadas, iluminação, projeto paisagístico e ciclovia.

Palavras chaves: TRÂNSITO