24/05/2010

Prefeitura inicia obras de revitalização da Avenida Nova Resende

Via às margens do Rio Paraíba, em Campos Elíseos, terá calçadão até a Ponte Nova

Prefeitura inicia obras de revitalização da Avenida Nova Resende

Crédito: Divulgação - Secretaria de Urbanismo e Arquitetura

Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, o Projeto Urbano Humano, que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, chegou à Avenida Nova Resende, em Campos Elíseos. A ilustração ao lado mostra como a avenida ficará depois que os serviços estiverem concluídos. A Prefeitura realizará nesta via obras que transformarão a paisagem, integrando o Rio Paraíba do Sul ao contexto urbano daquela localidade. Segundo o secretário de Urbanismo e Arquitetura do Município, arquiteto Ton Kneip, a via ganhará um novo calçadão, no trecho entre a Avenida Albino de Almeida e a ponte Miguel Couto (ponte do Shopping), totalizando uma extensão de 360 metros. O calçadão ganhará calçamento, bancos e postes personalizados, feitos especialmente para o local, iluminando a avenida e o passeio, além de ciclovia em toda a sua extensão. Palmeiras entre outras espécies da flora garantirão a sintonia com a natureza. Uma novidade será a construção de dois deques, com áreas de contemplação, para que ao passar pela avenida as pessoas se sintam incentivadas a apreciar a bela vista, proporcionada pelas imagens do Paraíba (com a passagem das garças), da Serra da Mantiqueira, da Ponte Velha e do Centro Antigo. Um dos deques funcionará na altura da Avenida Gulhot Rodrigues. - Resende tem um lindo por do sol, que pode ser contemplado daquela avenida, que é a entrada social da cidade, além de todas as outras belezas que cercam a pista – disse Ton, explicando que o segundo deque ficará no anfiteatro, um centro cultural que será instalado entre a ponte e o Centro Empresarial de Campos Elíseos. O secretário salientou, no entanto, que o anfiteatro será construído numa segunda etapa do projeto, ainda este ano, com recursos do Governo Federal. Além de ganhar um calçadão, a Avenida Nova Resende será alargada, passando a ter uma única pista, e perderá o canteiro central, ganhando com isso áreas de estacionamento.
Palavras chaves: PROJETO URBANO HUMANO