Esporte e Lazer

13/11/2012

Prefeitura inicia obras da Praça dos Esportes e da Cultura na próxima semana

Empresa vencedora da licitação começará com topografia do terreno na Morada da Montanha

Prefeitura inicia obras da Praça dos Esportes e da Cultura na próxima semana

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A partir da próxima semana a empresa Só Constrói Construções, vencedora da licitação realizada pela Prefeitura, inicia os trabalhos para o início das obras de construção da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), que conta com recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) no Eixo Comunidade Cidadã, do Governo Federal, da ordem de R$ 2,38 milhões, sendo que R$ 365.075,49 será de contrapartida da Prefeitura.

A primeira parcela do repasse previsto pelo Governo Federal, de R$ 606 mil, já foi depositada pela Caixa Econômica Federal para o início das obras, que tem prazo de conclusão previsto para seis meses. O processo de licitação teve início em agosto, e a ordem de serviço foi assinada pela Prefeitura na última sexta-feira.

- Já realizamos uma reunião com os representantes da empresa responsável pela construção da praça. Na semana que vem eles começam a fazer a medição topográfica do terreno - explicou o secretário de Obras, engenheiro Rubens Almada.

A PEC será construída em um terreno público no bairro Morada da Montanha para beneficiar toda a comunidade da região da Alegria. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Alfredo José de Oliveira, o local foi definido com base em alguns critérios estipulados pelo Governo Federal, que leva em consideração a renda e o nível de escolaridade do público a ser atendido.

- Em setembro realizamos uma reunião de apresentação do projeto para lideranças comunitárias e moradores dos bairros que serão beneficiados com a praça e eles receberam muito bem o projeto, que sem dúvida trará grandes benefícios para toda aquela região da cidade - afirmou o secretário, que foi nomeado pela Administração Municipal como coordenador geral da Unidade Gestora Local, responsável pelo acompanhamento do projeto durante a construção e pela interlocução com a comunidade.

Alfredo José de Oliveira explica que a PEC é um projeto idealizado em conjunto pelos Ministérios da Cultura, dos Esportes, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Justiça e do Trabalho e Emprego, para integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações setoriais visando à promoção da cidadania e a redução da pobreza nos territórios onde está implantada.

Resende foi contemplada com uma praça, com área total de 3.000 metros quadrados e área construída de 1.034,46 metros quadrados. A PEC terá um CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), ginásio coberto, biblioteca, um cine-teatro com 60 lugares, pista de caminhada, pista de skate, sala multiuso, playground, telecentro e equipamentos de ginástica.

Palavras chaves: ESPORTE E CULTURA