30/01/2009
Prefeitura inicia obra de infra-estrutura na Zona Rural
Objetivo do trabalho é recuperar trecho destruído pela chuva na Boca do Leão
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, mantém duas frentes de trabalho visando recuperar trechos de estradas rurais atingidos pelas chuvas deste mês. Os trabalhos estão sendo realizados nas estradas da Boca do Leão e da Limeira. A estrada da Limeira liga Resende ao município paulista de Arapeí.
Segundo o titular da Secretaria, engenheiro Rubens Almada, no início da estrada da Boca do Leão a Prefeitura executa serviços de colocação de manilhas com um diâmetro maior visando aumentar o espaço para a vazão das águas. O serviço está sendo feito em um trecho da estrada onde ocorreu a erosão da terra devido à intensidade das chuvas. Esse problema fez com que ocorresse um transbordamento de um córrego das proximidades. Com o objetivo de evitar uma nova erosão neste ponto, a Prefeitura fará uma cobertura de concreto.
- Pelo nosso planejamento, o serviço deverá ser feito em 15 dias e durante a realização do trabalho o tráfego acontecerá em meia-pista – declarou o secretário, ressaltando a importância da estrada da Boca do Leão, cujo acesso é feito pela Vila Vicentina, para o escoamento da produção agropecuária.
Na Estrada da Limeira, as chuvas causaram queda de barreiras nos últimos dias, o que trouxe transtornos à circulação de veículos. Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança já iniciou o trabalho de remoção de terra nos trechos atingidos.
Paralelo a esta ação, a Prefeitura continua trabalhando na manutenção desta via através da colocação de escória nos pontos mais críticos. Quatro caminhões e uma máquina retro-escavadeira estão sendo utilizados nas ações de recuperação da estrada da Limeira.
- A intensidade das chuvas tem provocado a saturação da terra e a ocorrência de deslizamentos na área rural, motivo pelo qual a Prefeitura está de prontidão permanente visando socorrer as chamadas de emergência – concluiu o secretário.