Obras e Serviços Públicos

29/06/2012

Prefeitura inicia na próxima semana as obras da nova Passarela

Objetivo é dar mais segurança aos pedestres

Prefeitura inicia na próxima semana as obras da nova Passarela

Crédito: Divulgação - SMUA/PMR

Está previsto para a próxima semana o ínicio das obras de construção da passarela entre a Ponte Velha e o Mercado Popular, na Praça da Concórdia, no Centro. A notícia foi divulgada nesta sexta-feira, dia 29, pela Seretaria Municipal de Obras, que ainda aguarda a liberação do processo por parte da Caixa Econômica Federal.

Segundo o secretário Rubens Almada, a nova estrutura faz parte das ações do Projeto Urbano Humano, coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura. Além de ampliar as condições de segurança dos pedestres no local, a passarela terá a função de valorizar os espaços públicos, porporcionando mais comodidade aos cidadãos.

- Estamos concluindo os serviços de revitalização da Praça da Concórdia e a nova passarela vai complementar a proposta da atual administração de contemplar este trecho da cidade com inúmeras melhorias - frisa o secretário.

A obra está estimada em cerca de R$ 600 mil, recursos provientes do Governo Federal, sendo R$ 151 mil contrapartida do município. A verba federal foi liberada pelo Ministério das Cidades, através de emenda parlamentar do senador Paulo Duque (PMDB-RJ). A empresa vencedora da licitação foi a Ecopontes Sistemas Estruturais Sustentáveis LTDA e o prazo para conclusão dos serviços é de 90 dias.

De acordo com o projeto, a passarela será sustentada por cabos de aço. Sua extensão será de aproximadamente 40 metros de comprimento por dois metros e meio de largura. Já a altura será de cinco metros, atendendo as necessidades dos veículos de grande porte. No canteiro central da Avenida Kennedy, sobre a qual atravessará a passarela, vão ser erguidos dois pórticos com vinte metros de altura, por onde serão ligados os cabos de sustentação desta travessia.

Na opinião do secretário municipal de Urbanismo e Arquitetura, arquiteto Ton Kneip, a obra vai aliar no mesmo espaço estilos arquitetônicos diferentes, ou seja, a arquitetura antiga da Ponte Velha e o estilo contemporâneo da nova passarela.

- Além de proporcionar comodidade e segurança, a passarela será um ponto onde os cidadãos poderão visualizar as belezas naturais e a vista da cidade - ressalta. Em maio, o INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), ligado à Secretaria de Estado de Cultura, emitiu um parecer favorável à aprovação da nova passarela junto à Ponte Velha. O documento foi encaminhado ao prefeito José Rechuan e destacou a vista dos técnicos do INEPAC ao município para elaboração do relatório.

Palavras chaves: URBANO HUMANO