01/12/2011

Prefeitura inicia mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco

Secretaria de Obras prioriza áreas mais críticas

Prefeitura inicia mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM / PMR

A Prefeitura iniciou recentemente a realização de mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco (foto). De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, os serviços de recuperação das vias públicas da cidade vão ser executados em vários bairros da área urbana do Município, totalizando 62 mil metros quadrados de buracos tapados. Os trabalhos têm como objetivo melhorar a conservação de ruas,  avenidas e praças da cidade.

A Operação Tapa-Buraco representa uma ação permanente da Prefeitura com o objetivo de garantir as condições de tráfego nas vias públicas de Resende, motivo pelo qual ela se estenderá durante todo o ano de 2012. Nesta etapa da Operação Tapa-Buraco estão sendo investidos cerca de R$ 3,5 milhões em recursos próprios do Município.

Atualmente, estão sendo beneficiadas pelo serviço as ruas do Residencial Monet, bairro localizado na entrada da cidade, mas já foram contemplados a Itapuca, o Jardim Jalisco e a Morada da Colina. Um total de 40 funcionários trabalha na operação com o auxílio de máquinas retro-escavadeiras, rolos compactadores, pá carregadeiras, caminhões basculantes, caminhão pipa, caminhão espargidor (distribuidor de material asfáltico) e usina de asfalto, além de diversos equipamentos manuais.

Segundo o secretário de Obras da Prefeitura, engenheiro Rubens Almada, a operação consiste em serviços de reparo profundo, médio ou superficial das vias públicas, dependendo do estado de conservação de cada uma delas, levando-se em conta principalmente o dano causado pelas condições climáticas ou pelo trafego de veículos de grande porte.

Para garantir que todas as regiões sejam beneficiadas com as melhorias, a equipe técnica da Secretaria de Obras realizou um levantamento prévio detalhado sobre a situação das ruas.

- Através deste trabalho, podemos monitorar o andamento do trabalho, verificando as prioridades e a intensidade do problema. Nosso objetivo é permitir que as vias públicas estejam sempre em condições de tráfego, proporcionando com isso as condições necessárias de segurança para motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas - afirma Rubens Almada.

Entre janeiro de 2009 e outubro de 2011, aproximadamente 90 mil metros quadrados de buracos já foram tapados nas ruas e avenidas do Município. Só no primeiro semestre deste ano, os serviços beneficiaram mais de 20 localidades. O valor de recursos municipais investidos nos serviços já realizados se aproxima de R$ 1,3 milhão.

Palavras chaves: INFRA-ESTRUTURA