10/05/2011

Prefeitura inicia estudos para construir creche no Surubi

Após inauguração do posto de saúde, Município vai entregar ginásio poliesportivo à comunidade

Prefeitura inicia estudos para construir creche no Surubi

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Durante a inauguração do novo posto do Programa Saúde da Família do bairro Surubi (foto), na tarde de sexta-feira, dia 06, o prefeito José Rechuan (DEM) determinou aos secretários municipais Rubens Almada (Obras) e Soraia Balieiro (Educação) que iniciem estudos visando à construção de uma creche no bairro. Uma das áreas que vão ser analisadas para a implantação desta unidade é o local onde funcionava o antigo posto do Saúde da Família na comunidade, que foi desativado com a inauguração do novo módulo. A unidade médica do Surubi se localiza agora na Rua Rodolfo Anechino. A construção de uma creche no Surubi representará o atendimento a uma antiga reivindicação dos moradores, que entre janeiro de 2009 e maio deste ano já receberam obras importantes realizadas pela Prefeitura, entre elas a canalização do córrego na Rua Rodolfo Anechino e a construção de um “escadão” ligando esta via às residências localizadas na parte alta. Só as obras de canalização representaram um investimento aproximado de R$ 300 mil em recursos próprios. Há cerca de dois meses, a Prefeitura inaugurou a creche da Baixada da Olaria e em breve inicia as obras da creche do Jardim Esperança. Presente na solenidade de inauguração do novo posto do Surubi, o deputado estadual Rafael Picciani (PMDB) disse ao prefeito de Resende que vai se empenhar pela concretização do projeto da creche no bairro, colocando-se ainda à disposição do Município para buscar os recursos necessários no orçamento do Governo do Estado. - Percorri a cidade e vi a transformação de Resende, principalmente na área da saúde, com a aquisição de novos equipamentos. E isto é mérito de um prefeito comprometido com a comunidade. Me coloquei à disposição porque quero somar ao lado dos outros deputados que atuam em favor do Município – disse Rafael Picciani. O deputado lembrou ainda que seu irmão, Leonardo Picciani, no exercício do seu mandato como deputado federal, foi o autor de uma emenda garantindo recursos da União para a obra do que seria a policlínica do Surubi. De acordo com ele, “por alguns entraves ocorridos na administração anterior do Município, os recursos acabaram não sendo utilizados”. - Quando assumiu a Prefeitura de Resende, o atual prefeito José Rechuan aumentou o valor planejado inicialmente para a obra, terminando a construção do novo posto de saúde do Surubi com recursos próprios da cidade – complementou o deputado. Em seu pronunciamento durante a entrega da nova unidade médica, Rechuan lembrou que, no começo de 2009, percorreu o Surubi em companhia do vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT), quando ambos conheceram de perto as necessidades principais do bairro. Destacando a importância das obras já realizadas na comunidade pela Prefeitura a partir de 2009, Rechuan disse que em breve voltará ao Surubi com o objetivo de inaugurar o ginásio poliesportivo, cuja obra se encontra em andamento ao lado do novo posto de saúde. A construção do ginásio se tornou possível graças a recursos federais obtidos em Brasília por meio de uma emenda parlamentar apresentada pelo deputado Leonardo Picciani (PMDB). A nova unidade do Programa Saúde da Família no Surubi representou um investimento de R$ 432.897,54 da Prefeitura visando oferecer melhores condições de atendimento às cerca de 600 famílias (2.100 pessoas) cadastradas no projeto. As novas instalações do posto são climatizadas e mais amplas. A unidade ganhou também um consultório de fisioterapia, serviço este que não era oferecido no antigo posto. Participaram ainda da inauguração de sexta-feira os secretários municipais Daniel Brito (Saúde), Rubens Almada (Obras), Soraia Balieiro (Educação), Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social), Renato Viegas (Fazenda), Marcial Correa (Serviços Públicos); os presidentes da Fundação Hospitalar de Resende, João Marcos Mattos, e da FUNRESP (Fundação Resende Esportes), Sheila Freire; a diretora de Atenção Básica da Prefeitura, Ana Paula Bueno; e os vereadores Kiko Besouchet (PP), presidente da Câmara Municipal; Célio Caloca, Timica e Silvio da Fonseca – Tivo, os três do PMDB; e Mirim (DEM), além do presidente da Associação de Moradores local, Luciano Lopes.
Palavras chaves: MAIS OBRAS