Fazenda

Prefeitura inicia entrega dos carnês do IPTU 2014

Resende conta com 28.330 imóveis cadastrados

Prefeitura inicia entrega dos carnês do IPTU 2014

A Prefeitura começa a enviar, nos próximos dias, via Correios, o carnê para o pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) de 2014. Assim como nos anos anteriores, os contribuintes que escolherem a forma de pagamento em Cota Única receberão desconto de 15%, com vencimento para o dia 10 de fevereiro. Já os que optarem pelo pagamento parcelado em até 10 vezes, e que quitarem as parcelas em dia, terão um desconto de 5%. A estimativa de arrecadação da Prefeitura gira em torno de R$ 21 milhões.

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Renato Viegas, foram confeccionados 28.330 carnês de imóveis cadastrados e tributáveis na Prefeitura. Os contribuintes que não receberem o documento devem retirá-lo pessoalmente no DAT (Departamento de Arrecadação Tributária), que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Augusto Xavier de Lima, em frente ao Fórum; ou através da página da Prefeitura na internet (www.resende.rj.gov.br). O imposto poderá ser pago nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e em casas lotéricas.

O secretário de Fazenda fez questão de salientar que o IPTU é uma das principais fontes de arrecadação própria do Município e que as verbas provenientes desta cobrança são fundamentais para que a Prefeitura continue investindo em obras de infraestrutura importantes para o dia a dia da cidade. Em 2012 foram arrecadados com o imposto mais de R$ 11 milhões e, no ano passado, este pagamento chegou perto de R$ 12 milhões.

- O aumento na arrecadação se deve, em muito, ao desenvolvimento da cidade, que vem registrando um crescimento de novos empreendimentos e, consequentemente, novos imóveis sendo cadastrados na Prefeitura. Outro ponto a destacar é a confiança da população, de que o dinheiro está sendo bem aplicado e revertido em obras que vem gerando em Resende maior qualidade de vida – afirma Renato Viegas.

O valor do IPTU 2014 continua com correção de 5,58%, seguindo a Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), tendo como base o acumulado de novembro de 2012 a outubro de 2013.

PARCELAMENTO DE DÍVIDAS – A Prefeitura informa aos contribuintes em atraso com o pagamento do IPTU de anos anteriores, que os débitos podem ser parcelados em até 60 vezes. Quem optar pelo pagamento à vista terá direito a um desconto de 50% sobre a multa e os juros, desde que os débitos não estejam sendo cobrados judicialmente.

Palavras chaves: IPTU