Fazenda

14/01/2013

Prefeitura inicia entrega dos carnês de IPTU 2013

Recursos arrecadados são usados em obras de infraestrutura no município

Prefeitura inicia entrega dos carnês de IPTU 2013

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura já começou a enviar, via Correios, o carnê para o pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) de 2013. Assim como nos anos anteriores, os contribuintes terão duas opções para pagamento da cota única aproveitando os descontos. Quem efetuar o pagamento até o dia 10 de fevereiro terá 15% de desconto. Já quem deixar para fazer a quitação integral somente no dia 10 de março, o desconto na cota única será de 10%.

Para os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado em até 11 vezes e que quitarem as parcelas em dia terão um desconto de 5%. Foram confeccionados 28.200 carnês de imóveis cadastrados na Prefeitura. Os contribuintes que não receberem o documento devem retirá-lo pessoalmente no DAT (Departamento de Arrecadação Tributária) ou através da página da Prefeitura na internet. O imposto poderá ser pago nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e nas casas lotéricas.

O secretário municipal de Fazenda, Renato Viegas, frisa que o IPTU é uma das principais fontes de arrecadação própria do Município e que as verbas provenientes da sua cobrança tem ajudado a Prefeitura a investir em obras de infraestrutura importantes para o dia a dia da cidade. Em 2009, primeiro ano do governo José Rechuan, a cobrança de IPTU arrecadou pouco mais de R$ 8,7 milhões ao cofres do município. Ao final do último ano de governo, em 2012, a arrecadação atingiu a marca de mais de R$ 11 milhões. Neste ano, a administração municipal espera arrecadar cerca de R$ 12 milhões com a cobrança do imposto.

- Este aumento na arrecadação se deve em muito ao crescimento da cidade que vem registrando um aumento de novos empreendimentos e, consequentemente, novos imóveis sendo cadastrados na Prefeitura. Outro ponto a destacar é a confiança que a população vem tendo de que o seu dinheiro está sendo bem aplicado, sendo revertido em obras que vem gerando maior qualidade de vida a todos - afirmou Viegas.

Contribuintes poderão parcelar dívidas anteriores

A Prefeitura informa aos contribuintes que estiverem em atraso com o pagamento do IPTU de anos anteriores que os débitos podem ser parcelados em até 60 vezes. Quem optar pelo pagamento à vista terá direito a um desconto de 50% sobre a multa e os juros desde que os débitos não estejam sendo cobrados judicialmente.

Palavras chaves: FINANÇAS