14/06/2011

Entrega acontece esta semana em escola da Cidade Alegria

Prefeitura inicia distribuição de óculos para estudantes

Crédito: ACOM/PMR

A Prefeitura inicia nesta quinta-feira, dia 16 de junho, a entrega das primeiras unidades de óculos adquiridas através de licitação pública para serem distribuídas a estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental com distúrbios visuais. A entrega será feita às 14 horas pelo prefeito José Rechuan (DEM) e os secretários municipais Daniel Brito (Saúde) e Soraia Balieiro (Educação), na Escola Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria), a 32 alunos que fizeram a escolha do modelo há duas semanas. Uma parceria entre duas secretarias municipais (Educação e Saúde) vai garantir a distribuição dos óculos aos estudantes. Segundo a diretora de Educação em Saúde da Prefeitura, Cristina Rosadas, a Prefeitura comprou um total de 300 óculos para beneficiar estudantes do primeiro ano de todas as escolas da rede municipal que apresentem problemas oftalmológicos, identificados através de avaliação pelo ortoptista. Esta avaliação também é oferecida gratuitamente pela administração municipal. Os alunos que apresentam distúrbios são encaminhados aos setores específicos da Secretaria Municipal de Saúde para tratamento, que inclui consultas com oftalmologista, e a partir de agora já sairão com o par de óculos garantido. - A Secretaria de Educação do Município já desenvolvia um projeto de acuidade visual direcionado a crianças diagnosticadas com problemas de aprendizagem devido a distúrbios ou deficiência visual. A Secretaria de Saúde decidiu ampliar seu atendimento, oferecendo também os óculos gratuitamente, pois muitos pais não têm condições de comprá-lo, o que prejudica o rendimento do aluno - explicou Cristina Rosadas. No mesmo dia da entrega, pais de alunos de outras escolas serão encaminhados pela Secretaria Municipal de Educação à Escola Abrahão Hermano Ribenboim para escolherem os modelos de óculos que serão doados numa segunda etapa. - O interessante deste projeto é a possibilidade dos alunos poderem escolher entre mais de 50 modelos de óculos aquele que mais lhe agrada. São vários modelos de armações e cores. E a partir desta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Educação vai encaminhar os estudantes que necessitam das doações e as entregas são feitas num curto período de tempo - explicou a diretora de Educação em Saúde. Em setembro do ano passado, quando foi iniciado o projeto de acuidade visual na Escola Municipal Abraão Hermano Ribenboim, dos 635 alunos do primeiro ao segundo ano do ensino fundamental, matriculados na unidade, 62,5 por cento apresentaram algum tipo de distúrbio na visão, o que representa um total aproximado de 397 estudantes. No mês de maio, durante as edições do Programa Sábado Saudável em unidades de saúde do Município, a Prefeitura ofereceu também como um dos serviços a realização de exames oftalmológicos para alunos de algumas escolas da rede municipal.
Palavras chaves: SERVIÇO GRATUITO