13/08/2013

Prefeitura inicia construção de novas unidades de saúde

Cidade Alegria vai ganhar dois postos

Prefeitura inicia construção de novas unidades de saúde

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Os investimentos nas unidades de saúde de Resende não param. Em julho, a Prefeitura iniciou a construção de novas unidades e vai começar agora em agosto a reforma de três postos de saúde. Isso sem contar os três módulos do Programa Saúde da Família que já estão recebendo, desde o primeiro semestre deste ano, serviços de melhorias, como Paraíso, Rio Preto e Fumaça. No total, são cerca de R$ 2,8 milhões de investimentos. As obras vão beneficiar mais de 30 mil pessoas.

Na Cidade Alegria, serão construídos dois postos de saúde, que vão atender cerca de 18.500 pessoas. O PSF Alegria I, localizado na rua das Violetas, 11, lote 6, vai contar com uma equipe, com médico clínico geral, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, fisioterapeuta, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais. A obra está orçada em cerca de R$ 484 mil e será custeada com recursos do governo federal, no valor de R$ 200 mil, e o restante com contrapartida da Prefeitura.

Já o módulo do PSF Alegria II, que está sendo construído entre as ruas dos Minuanos, das Acácias e Arapanéis, vai contar com duas equipes. Orçada no valor de R$ 472 mil, a obra também terá R$ 200 mil de recursos do governo federal e o restante dos cofres municipais.

Segundo a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Paula Bueno, a região da Grande Alegria não conta com cobertura do Programa Saúde da Família. Ela explica que o Ministério da Saúde determina que o município deve ter uma equipe de Saúde da Família para atendimento de até quatro mil pessoas.

- A Grande Alegria reúne cerca de 30 mil habitantes e, por isso, deveria ter cinco equipes para atendimento. A Secretaria já está com unidades em construção, que vão representar três equipes de Saúde da Família e futuramente a Unidade de Saúde da Alegria vai abrigar duas equipes para ampliarmos o atendimento a essa população - afirmou Ana Paula Bueno.

A superintendente lembrou que o Programa Saúde da Família é responsável pelos trabalhos de prevenção em saúde, como pré-natal, acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, vacinação, além das consultas com médico clínico geral, com enfermeira e com dentista, de fisioterapia e de procedimentos como nebulização, aferição de pressão, injeções e curativos.

As unidades terão consultórios médico e odontológico, sala para educação em saúde, para fisioterapia, para curativos, Central de Esterilização, Dispensário de Medicamentos, entre outros, além de recepção com ar condicionado e televisão.

Em julho, a Prefeitura iniciou também a construção de unidade de saúde no bairro Morada da Barra, na rua 15, lotes 12/13, próximo à creche e ao conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida. Serão atendidos no local cerca de 3.500 pessoas.

- É um bairro em crescimento. Hoje, esses moradores precisam se dirigir ao posto da Fazenda da Barra III. Por isso, vamos oferecer um atendimento mais perto das residências dessa comunidade - destacou Ana Paula Bueno.

Palavras chaves: OBRAS