14/09/2010
Prefeitura inicia censo no comércio da cidade
Levantamento vai atualizar dados deste segmento
Crédito: Divulgação - ACOM/PMR
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, inicia nesta quarta-feira, dia 15, a realização do “Censo do Comércio”. O objetivo é identificar os estabelecimentos comerciais e industriais, além dos prestadores de serviços que atuam na cidade.
Este é o primeiro levantamento do tipo a ser realizado no município e servirá também para atualizar os dados da Prefeitura, os quais, segundo a diretoria de Comércio da Secretaria, Isabel Rodrigues, estão defasados.
- Com a realização deste censo, iremos alimentar nosso banco de dados. Nossa meta é verificar a situação cadastral dos comerciantes – explicou Isabel.
O censo será realizado pela empresa Exata. Os recenseadores estarão devidamente uniformizados (com os uniformes amarelos da empresa) e identificados por meio de crachás. Eles estarão de posse ainda de um ofício assinado pelo titular da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, Reynaldo Lombardi Raeli, explicando sobre os objetivos do trabalho.
- É muito importante que os comerciantes recebam os pesquisadores e respondam ao questionário, informando nome do proprietário do estabelecimento, endereço atualizado, nome do estabelecimento, telefone, endereço eletrônico (se tiver), e outras informações relevantes. De posse destas informações, queremos também estreitar o relacionamento com comerciantes e empresários que atuam no nosso município, para que possamos desenvolver ações de apoio no futuro - explicou Raeli.
Os pesquisadores da Exata percorrerão o comércio de todo o município, incluindo Engenheiro Passos e Visconde de Mauá. A previsão é de concluir o censo em aproximadamente três meses. De acordo com Isabel Rodrigues, as entidades representativas da classe – CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Sindicato do Comércio Varejista e ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Comercial de Resende) – atuarão como parceiras, divulgando o trabalho aos seus associados e orientando-as a responder ao questionário.
No entendimento do prefeito José Rechuan (DEM), a realização do censo para atualizar os dados do segmento comercial pode ser considerada mais uma ação que reforça a proposta de valorizar o setor como atividade econômica.
Ele destacou que desde o ano passado algumas iniciativas foram desenvolvidas pela Prefeitura em parceria com as entidades que representam o segmento, entre elas a I Feira de Ponta de Estoque e a Iª Feira de Materiais de Construção do Sul Fluminense, ambas promovidas por meio de uma ação conjunta entre a administração municipal e a CDL. Outra parceria ressaltada pelo prefeito foi a EXAPICOR do ano passado, organizada em parceria com a ACIAR.
- O comércio é um setor que emprega uma quantidade expressiva de trabalhadores em nosso município, tendo por esse motivo uma importância de grande alcance social e econômico para Resende. Além de oferecer alternativas de compra aos consumidores residentes na cidade, o segmento contribui de forma direta para a geração de recursos financeiros destinados à realização de obras e serviços a favor do bem-estar da população – declarou Rechuan.
Palavras chaves: ECONOMIA