24/04/2009

Professora da UFRJ destaca trabalho do Município no setor

Prefeitura inicia capacitação de profissionais da área social

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade, iniciou oficialmente sua participação no Ano de Capacitação de Assistência Social, que tem como objetivo aprimorar a qualificação dos profissionais do setor e, conseqüentemente, garantir os serviços prestados à população através do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

A agenda do Ano de Capacitação prevê a realização no Município de mais dez eventos durante o ano, sendo que oito deles estarão abertos a todos os profissionais das cidades da Região Sul Fluminense. As atividades são destinadas também a membros de conselhos municipais da área social, entre eles os de Assistência Social, Idosos, Mulher e Portadores de Necessidades Especiais.

– Precisamos melhorar a cada dia e só vamos conseguir isso se mantivermos um trabalho de capacitação constante. Por isso pretendemos desenvolver ações de aprimoramento ostensivo, não só junto aos nossos profissionais, mas para todos aqueles que atuam na área social em Resende – destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade, Marly Ceccoline Cortona (ao centro, na foto).

Uma das ações já realizadas em Resende dentro deste objetivo foi a palestra proferida semana passada pela professora doutora Joana Garcia sobre o tema “A Trajetória da Assistência Social no Brasil até o Desafio da Implementação do SUAS”. Realizado em um salão de convenções da cidade, o encontro contou com as presenças da secretária municipal Marly Cortona; da diretora de Proteção Social Básica do Município, Soraya Cavalcanti e de profissionais da Prefeitura de Resende que trabalham na área social.

Doutora da Escola de Serviço Social da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Joana considerou “exemplar a iniciativa da Prefeitura de Resende pela melhoria dos trabalhos de Assistência Social”. Já para o dia 06 de maio está programada pela Prefeitura uma capacitação para profissionais do setor, que acontecerá numa sala cedida pelo curso Anglo Vestibulares, cujo endereço é Rua 29 de setembro 139, no Bairro Comercial.

Esta capacitação será dividida em vários módulos, os quais acontecerão nos meses de maio e junho – no caso da capacitação oferecida através destes módulos, a coordenação caberá à palestrante Isabel Monteiro, do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) e da FIOCRUZ (Fundação Osvaldo Cruz).

O Ano de Capacitação de Assistência Social terá ainda fóruns, seminários, encontros e cursos de capacitação, além da Conferência Municipal da Assistência Social e do Iº Seminário da Assistência Social, que vão ser realizados, respectivamente, nos meses de junho e setembro. O tema da Conferência será Participação e Controle Social. Já o tema do seminário se intitula O trabalho com Famílias na Perspectiva do Sistema Único da Assistência Social - SUAS.
Palavras chaves: ASSISTÊNCIA ÀS FAMÍLIAS