20/03/2013
Prefeitura inicia a formação de professores para Programa de Alfabetização
Objetivo do programa do MEC é que alunos estejam alfabetizados até o final do 3º ano do ensino fundamental
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Secretaria Municipal de Educação de Resende iniciou na noite de ontem, dia 19, o Curso de Formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A capacitação, que acontece nas instalações da Escola Municipal Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade, prossegue nesta quarta-feira, dia 20, e no próximo sábado, dia 23.
Estão participando 180 professores alfabetizadores que atuam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, tanto em escolas da área urbana quanto rural do município. Nesta quarta-feira, o curso acontece no horário das 18h30 às 21h30. Já no sábado, o encontro será realizado o dia todo, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.
- Com esta programação garantimos que a carga horária dos alunos não fosse comprometida. Os professores que trabalham durante o dia estão participando da capacitação à noite. E os que já tinham o horário da noite comprometido com outras atividades optaram pelo sábado - ressalta a secretária de Educação, Rosaly Azevedo.
Ao todo, os professores alfabetizadores participarão de 84 horas de formação presenciais. Entre as atividades estão reflexões e discussões sobre o objetivo do curso, leituras de livros, apresentação e esclarecimentos sobre o PNAIC, leituras compartilhadas, elaboração de materiais sobre o conceito de alfabetização, entre outros assuntos.
A capacitação está sendo ministrada por profissionais da rede municipal que foram denominados "orientadores de estudos". Eles participaram da formação do PNAIC e passaram a ter a missão de multiplicar o conhecimento recebido com os demais profissionais de ensino. A capacitação, que aconteceu em fevereiro, foi oferecida pelo MEC (Ministério da Educação) e ministrada por profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na época, também estavam presentes 180 professores e orientadores pedagógicos de 24 municípios do Sul do Estado que aderiram ao Pacto. A cidade de Resende foi escolhida como um dos seis pólos que sediarão os cursos do programa no Estado do Rio de Janeiro.
- O objetivo principal do PNAIC é garantir que todos os estudantes do ensino público estejam plenamente alfabetizados até o final do 3º ano do ensino fundamental, em Língua Portuguesa e em Matemática - destaca a secretária.
A adesão ao Pacto inclui ainda a distribuição de livros e materiais didáticos de alta qualidade para alunos e professores, além de jogos educativos e clássicos da literatura infantil.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO