05/03/2010

Unidades vão funcionar na Vila Vicentina e na Itapuca

Prefeitura inaugura Telecentros em dois bairros

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) inaugura, nesta segunda-feira, dia 08 de março, dois telecentros com acesso à Internet, nos quais a população terá, gratuitamente, aulas de iniciação à informática. Um dos espaços, cuja inauguração está marcada para às 14h30m, irá funcionar nas dependências do Projeto Quilombo, no bairro Vila Vicentina.
O outro, com inauguração marcada para às 16h30m, vai funcionar no Centro da Juventude, ao lado do posto de saúde da Itapuca. O Centro da Juventude é um dos programas de inclusão social desenvolvidos pela Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende).
A instalação dos dois telecentros foi realizada em parceria com o Banco do Brasil, responsável pela cessão dos equipamentos. A Prefeitura entra com a equipe de instrutores e as instalações físicas (no caso do Centro da Juventude). Cada uma destas duas unidades vai ser composta por dez computadores, além das peças de manutenção.
- Um dos nossos objetivos com este projeto é o de facilitar o acesso do cidadão às novas tecnologias, proporcionando a todos mais conhecimentos, informação, principalmente aos estudantes que não têm computador em casa e que necessitam desta importante ferramenta de pesquisa – salientou Rechuan.
Ele informou também que mais dois telecentros deverão ser inaugurados ainda neste semestre, ambos na zona rural: um deles em Visconde de Mauá (no Salão Paroquial), e outro em Vargem Grande (na sede do antigo Cartório). Rechuan destacou ainda a inclusão digital como uma das prioridades do seu governo, lembrando que, no ano passado, a Prefeitura implantou o curso de informática para idosos (foto), dentro das ações do Programa Terceira Idade Ativa, que também foi criado pela administração municipal em 2009.
- Outra proposta do nosso governo é ampliar este ano os laboratórios de informática nas escolas municipais. Aliás, este projeto começou ainda no ano passado, quando levamos a inclusão digital para a escola da Bagagem. Nos dias de hoje, o acesso à informática é de extrema importância para a população, motivo pelo qual não estamos medindo esforços no sentido de ampliar cada vez mais o número de moradores beneficiados – disse o prefeito.
Palavras chaves: INCLUSÃO DIGITAL