05/07/2012

Prefeitura inaugura Telecentro Comunitário no bairro Surubi

Moradores terão cursos de informática gratuitos

Prefeitura inaugura Telecentro Comunitário no bairro Surubi

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Prefeito José Rechuan inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 05, o Telecentro Comunitário Bairro Surubi, que vai disponibilizar gratuitamente cursos de informática aos moradores da região. O serviço está em funcionamento na antiga sede do posto de saúde, que fica na Rua Dr. José Veferino Mendonça Uchoa, s/nº, onde os interessados podem obter informações sobre inscrições e o conteúdo das aulas.

A unidade foi criada a partir de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Resende (material didático), ONG Sonho de Mãe (cessão do espaço) e Rotary Clube Resende, que fez a doação de cinco computadores. Brevemente, mais dez equipamentos serão incorporados a essa estrutura, de doações feitas pelo Banco do Brasil e outros parceiros. Com isso, o Telecentro do Surubi disponibilizará 15 computadores à comunidade.

Para a realização das aulas, a Prefeitura firmou um convênio com o CDI (Comitê para a Democratização da Informática), Organização Não Governamental, que utiliza a tecnologia como ferramenta no enfrentamento das diferenças sociais. No Surubi, o curso funcionará de segunda a sexta-feira, em dois turnos (manhã e tarde), com turmas em horários variados, no período das 8 às 17 horas. Cada curso terá duração de quatro meses e o conteúdo dispõe do pacote básico de informática (Linux, Windows, Word, Excel, Power Point) e em breve Internet. Ao final da qualificação os alunos receberão certificados de conclusão.

- Com esta iniciativa estamos promovendo inclusão digital para moradores de todas as idades. Além disso, é mais uma oportunidade para as pessoas se qualificarem para o mercado do trabalho - disse.

Segundo o secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, que coordena a implantação do serviço no Município, antes mesmo de ser inaugurado o Telecentro já inscreveu cerca de 60 pessoas, mas o secretário ressalta que as inscrições continuam abertas.

Edgar Moreira afirmou que esta é quinta unidade implantada pela Prefeitura de Resende, desde 2009. As demais estão funcionando em Visconde de Mauá, Engenheiro Passos, Vicentina e Baixada da Olaria.

- Ao todo já beneficiamos cerca de 300 pessoas com os cursos gratuitos de informática. Este número mostra que, apesar dos avanços tecnológicos, ainda existem moradores que não tem acesso à informática. Nosso objetivo é captar novas parcerias e ampliar o serviço para todos os bairros da cidade - disse.

Durante a cerimônia, Rechuan participou da entrega de certificados para cinco alunos que concluíram o curso no Telecentro de Engenheiro Passos. Além do Prefeito, também estiveram presentes o secretário municipal de Governo, Jaime Mattos; o diretor da Defesa Civil de Resende, Lindomar Miranda; os vereadores Kiko Besouchet (PP) e Mirim (DEM); representantes do Rotary Clube Resende; do CDI, moradores e alunos da Escola Municipal Surubi.

Palavras chaves: ACESSO À INTERNET