04/06/2012

Prefeitura inaugura Sala de Recursos no Centro de Educação Infantil Julieta Botelho

Rede municipal de ensino já tem 15 escolas com Salas de Recursos

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Educação, vai inaugurar nesta terça-feira, dia 05, a Sala de Atendimento Educacional Especializado (Sala de Recursos), do Centro Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho (Parque Tobogã - Vila Julieta). A cerimônia está marcada para às 14 horas e terá a presença de autoridades convidadas, diretores, orientadores, professores, pais e alunos.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Rosaly Gonçalves Costa de Azevedo, o espaço tem como objetivo prestar atendimentos pedagógicos especializados aos alunos incluídos nas classes regulares e que apresentam necessidades especiais. Neste sentido, 15 escolas disponibilizam Salas de Recursos que atendem aproximadamente 380 alunos.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Município, que é responsável pela cessão dos espaços e profissionais; e o Governo Federal que cede equipamentos e materiais didáticos. Além disso, o CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando) oferece apoio através de profissionais como psicólogas, fonoaudiólogas, psicomotricista, psicopedagoga e pedagoga.

No Centro de Educação Infantil Julieta Botelho, os alunos que apresentarem necessidades especiais passarão a ser atendidos por uma professora com especialização em educação especial. As atividades incluem a participação em jogos pedagógicos com materiais que exercitam a coordenação motora, respiração, audição, memória, definição de cores, descontração, tato, entre outras. O atendimento é individual, tem duração de 50 minutos e acontece duas vezes por semana.

Para a secretária, a entrega de mais uma Sala de Recursos reforça a ideia de inclusão social, proposta que vem sendo colocada em prática pela atual administração. Na Educação, os investimentos em profissionais e materiais didáticos estão contribuindo para o desenvolvimento educacional e social dos alunos.

- Nossa finalidade é oferecer ferramentas e recursos que melhorem o aprendizado. Segundo relatos de pais e professores os resultados têm sido satisfatórios - ressalta Rosaly.

Atualmente, contam com este tipo de atendimento as Escolas Municipais Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria); Algodão Doce (Cidade Alegria); Dona Mariúcha (Santo Amaro); Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria); Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi); Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II); Visconde de Mauá; Sagrado Coração (Lavapés); Noel de Carvalho (Nova Liberdade); Júlio Verne (Vicentina), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos); Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e Educação Pré-Escolar Bairro Alambari (Cabral), além do CIEP Doutor Jorge Miguel Jayme (Toyota) e Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO