Resende

20° Min27º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Educação

04/06/2012

Prefeitura inaugura Sala de Recursos no Centro de Educação Infantil Julieta Botelho

Rede municipal de ensino já tem 15 escolas com Salas de Recursos

Prefeitura inaugura Sala de Recursos no Centro de Educação Infantil Julieta Botelho

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

   A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Educação, vai inaugurar nesta terça-feira, dia 05, a Sala de Atendimento Educacional Especializado (Sala de Recursos), do Centro Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho (Parque Tobogã - Vila Julieta). A cerimônia está marcada para às 14 horas e terá a presença de autoridades convidadas, diretores, orientadores, professores, pais e alunos.

   De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Rosaly Gonçalves Costa de Azevedo, o espaço tem como objetivo prestar atendimentos pedagógicos especializados aos alunos incluídos nas classes regulares e que apresentam necessidades especiais. Neste sentido, 15 escolas disponibilizam Salas de Recursos que atendem aproximadamente 380 alunos.

   A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Município, que é responsável pela cessão dos espaços e profissionais; e o Governo Federal que cede equipamentos e materiais didáticos. Além disso, o CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando) oferece apoio através de profissionais como psicólogas, fonoaudiólogas, psicomotricista, psicopedagoga e pedagoga.

   No Centro de Educação Infantil Julieta Botelho, os alunos que apresentarem necessidades especiais passarão a ser atendidos por uma professora com especialização em educação especial. As atividades incluem a participação em jogos pedagógicos com materiais que exercitam a coordenação motora, respiração, audição, memória, definição de cores, descontração, tato, entre outras. O atendimento é individual, tem duração de 50 minutos e acontece duas vezes por semana.

   Para a secretária, a entrega de mais uma Sala de Recursos reforça a ideia de inclusão social, proposta que vem sendo colocada em prática pela atual administração. Na Educação, os investimentos em profissionais e materiais didáticos estão contribuindo para o desenvolvimento educacional e social dos alunos.

   - Nossa finalidade é oferecer ferramentas e recursos que melhorem o aprendizado. Segundo relatos de pais e professores os resultados têm sido satisfatórios - ressalta Rosaly.

   Atualmente, contam com este tipo de atendimento as Escolas Municipais Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria); Algodão Doce (Cidade Alegria); Dona Mariúcha (Santo Amaro); Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria); Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi); Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II); Visconde de Mauá; Sagrado Coração (Lavapés); Noel de Carvalho (Nova Liberdade); Júlio Verne (Vicentina), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos); Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e Educação Pré-Escolar Bairro Alambari (Cabral), além do CIEP Doutor Jorge Miguel Jayme (Toyota) e Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados