08/08/2011

Obras representam investimentos de mais R$ 5 milhões em infra-estrutura

Prefeitura inaugura pavimentação de ruas do Campo Belo

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Neste sábado, dia 13 de agosto, a Prefeitura entrega as obras de pavimentação das ruas do bairro Campo Belo (foto), na região da Fazenda da Barra.

A inauguração acontecerá às 10 horas e contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM); do deputado estadual Pedro Fernandes (PMDB); vereadores; secretários municipais e lideranças comunitárias, além de moradores deste bairro.

A pavimentação do Campo Belo, que foi realizada por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, representa investimentos de mais R$ 5 milhões em obras nas comunidades mais distantes do Centro de Resende.

As obras tiveram início em março de 2010 e tornaram realidade o atendimento a uma antiga reivindicação dos moradores. Há mais de 20 anos, as famílias locais sofriam com os transtornos causados pela falta de pavimentação nas vias do bairro.

Foram pavimentadas as seguintes ruas do Campo Belo: José Ribeiro Gonçalves, Um, João Gomes de Matos, Lopes Chaves, Toba Hersenhut, José Augusto de Lemos, Krasnik, Rua Eliziário Marques, Laibis Cuker, Laizer Cuker, Raizer Cuker, Sara Matuk e Estrada da Fazenda.

De acordo com o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, o projeto do Campo Belo foi totalmente elaborado pela equipe técnica da Prefeitura. Ao todo foram pavimentados 30 mil metros quadrados de vias com pisos intertravados de concreto.

As ruas contempladas com a pavimentação receberam ainda serviços de drenagem, numa extensão de quatro mil metros e a construção de galerias de águas pluviais de concreto, num trecho de 45 metros de ruas.

- A Prefeitura teve a preocupação de fazer com que a pavimentação fosse acompanhada de todas as obras de infra-estruturas necessárias à durabilidade deste serviço, a exemplo do que vem sendo feito desde o começo da administração do prefeito José Rechuan nas obras de pavimentação em Resende. No caso do Campo Belo, o cronograma de obras incluiu ainda melhorias na rede coletora de esgoto, as quais foram realizadas em parceria com a empresa concessionária Águas das Agulhas Negras. Hoje, cem por cento do esgoto do Campo Belo está sendo tratado por uma estação existente na região – afirma o secretário.

Cerca de 60 operários trabalharam na execução das obras de pavimentação do bairro. Eles contaram com o apoio de caminhões, máquinas retroescavadeiras e máquina pá carregadeira.

Através da entrega desta pavimentação, a Prefeitura amplia o número de obras e serviços realizados na região da Fazenda da Barra.

Desde janeiro de 2009, esta área do Município já foi beneficiada com a reforma dos postos de saúde da Fazenda da Barra II e da Fazenda da Barra III; a construção de creches no Jardim Esperança (obras em andamento) e Morada da Barra, que se iniciará em breve; a instalação de pelo menos três empreendimentos econômicos, um deles já em funcionamento, e os outros dois com o início das atividades previsto para os próximos meses; as obras de construção de casas populares na Morada da Barra e a construção de quadras esportivas nas escolas Professor Carlinhos (Barra III) e Jardim das Acácias (Barra II).

Palavras chaves: COMUNIDADES DISTANTES DO CENTRO