25/08/2011

Centro de Educação passa a funcionar na Rua Doutor Cunha Ferreira

Prefeitura inaugura novas instalações de escola para deficientes visuais

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) e a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, inauguraram esta semana a nova sede do CEDEVIR (Centro de Educação de Deficiência Visual de Resende). A solenidade fez parte da programação da Semana Municipal de Valorização de Pessoas com Deficiência, cujas atividades estão sendo promovidas desde segunda-feira, 22, pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. As novas instalações do CEDEVIR se localizam na Rua Doutor Cunha Ferreira 200 (antiga Escola 29 de setembro), no Centro Histórico (foto). Atualmente, o CEDEVIR atende 34 alunos, com 100 por cento de deficiência visual ou baixa visão. A instituição atua em parceria com 15 escolas das redes pública e privada, auxiliando-as principalmente na transcrição das lições para o braile. O seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7h30m às 11h30m e de 13 às 17 horas. Entre os atendimentos prestados pela unidade estão à estimulação precoce (voltada para bebês), reabilitação de idosos (que trabalha a mobilidade) e alfabetização em braile. A nova sede da instituição possui ao todo seis salas de aula, sendo uma delas equipada com computadores adaptados com softwares para deficientes visuais e com lupas eletrônicas visando facilitar a leitura dos alunos com baixa visão. A estrutura conta ainda com salas de leitura e oficina de artes; direção, orientação pedagógica e serviço de transcrição; refeitório; área de lazer; pátio coberto e banheiros femininos e masculinos. De acordo com a diretora do CEDEVIR, Rosa Diniz Frech de Almeida, a antiga sede funcionava num imóvel residencial localizado no bairro Lavapés, mas as instalações eram inadequadas para abrigar a escola, o que dificultava a implantação de novos projetos. - A mudança proporcionou mais espaços para ampliar nosso atendimento. Outro fator importante possibilitado pela mudança de endereço foi a proximidade da escola ao terminal rodoviário, o que facilita o acesso dos alunos – ressalta a diretora. Durante seu discurso, a secretária Soraia Balieiro frisou que a administração do prefeito José Rechuan (DEM) “não tem medido esforços na busca de recursos federais, com o intuito de concretizar o sonho para que o CEDEVIR tenha uma sede própria”. Neste mesmo sentido, o prefeito ressaltou que as obras e serviços anunciados esta semana para os portadores de deficiência mostram que “a Prefeitura está trabalhando de forma concreta para promover a inclusão social deste segmento da população”. Ele destacou ainda o trabalho da Prefeitura visando garantir as condições de acessibilidade em Resende. - Todas as novas obras da Prefeitura estão sendo planejadas para atender as pessoas com deficiência. E esse conjunto de ações envolve os logradouros públicos e escolas municipais. Vamos continuar lutando com o objetivo de conseguir um terreno para a sede própria do CEDEVIR. Em breve, poderemos comemorar mais esta importante conquista - disse Rechuan. A inauguração da nova sede do CEDEVIR contou também com as presenças do secretário municipal de Fazenda, Renato Viegas; do presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately; do superintendente de Transporte e Trânsito do Município, Roque Cerqueira; do coordenador de Políticas para as Pessoas com Deficiências do Município, José Gomes da Silva Filho, além de diretores, professores, alunos, pais do CEDEVIR e representantes de entidades que prestam atendimentos aos deficientes visuais no Município, como AVAPE (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais), APADEVIR (Associação de Pais e Amigos Dos Deficientes Visuais de Resende) e Associação Pestalozzi e Escola Rompendo Silêncio, entre outras. Também prestigiaram o evento a ex-diretora do Colégio 29 de Setembro, Ivanise Chaves de Albuquerque, e alunos da Escola Municipal Sagrado Coração (Lavapés).
Palavras chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL