14/05/2010

Prefeitura inaugura nova sede do "Casa Aberta"

Dia da Luta Antimanicomial será lembrado com várias atividades em Resende

Prefeitura inaugura nova sede do "Casa Aberta"

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) inaugura nesta terça-feira, dia 18, às 9 horas, a nova sede do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Casa Aberta, que passa a funcionar na Avenida General Affonseca 1.723, no bairro Vila Julieta (foto). Antes, o Casa Aberta localizava-se na Avenida Clodomiro Maia 525, na entrada do bairro Vila Vicentina. - A nova sede facilita o acesso dos usuários, além de oferecer mais conforto no atendimento. O local anterior não era adequado, pois ficava em um imóvel afastado do público, o que reforçava o caráter de exclusão desses pacientes. Ou seja, as novas instalações interferem também na auto-estima dos usuários – destacou a diretora de Saúde Mental da Prefeitura, Ângela Monteiro. O CAPS Casa Aberta é responsável pelo atendimento de adultos com transtorno metal ou sofrimento psíquico grave, como psicose, neurose e autismo. São 600 pessoas cadastradas, mas o atendimento diário gira em torno de 30 pacientes. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. No local, os usuários recebem acompanhamento médico e psicológico, e participam de oficinas de teatro, música, reciclagem, artesanato e ações recreativas na piscina, além das assembléias, através das quais acontecem debates e são apresentadas sugestões para melhorias do serviço. Os usuários também têm direito ao café da manhã e ao almoço. A cerimônia de inauguração do CAPS Casa Aberta nesta terça-feira marcará o início das comemorações pelo Dia da Luta Antimanicomial, cuja programação de atividades em Resende acontecerá de 18 a 21 de maio. Na quarta-feira, dia 19, às 9 horas, haverá uma caminhada pelo bairro Manejo e adjacências. A concentração está marcada para a sede do Casa Aberta. Já no dia 20, quinta-feira, usuários do CAPS Casa Aberta apresentam a esquete teatral “Puxada de Rede”, às 9h30m, no Teatro de Bolso, no Centro. Após a encenação, haverá um debate sobre a diferença no tratamento de doentes mentais em instituições fechadas (internações) para a aberta, em proximidade com a família e a comunidade. Todos os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Casa Aberta Álcool e drogas e Infanto-Juvenil) vão expor seus trabalhos, desenvolvidos nas oficinas terapêuticas, a partir das 9 horas, no Parque Tobogã, na sexta-feira, dia 21 de maio. - Essa exposição é muito importante para mostrar o outro lado do paciente de saúde mental, o potencial dessas pessoas, a necessidade de integrar os usuários na comunidade, e principalmente para reforçar a pessoa como cidadã – disse Ângela.
Palavras chaves: SAÚDE MENTAL