13/09/2012

Nova unidade fica no Parque Tobogã e atenderá comunidade da Vila Julieta

Prefeitura inaugura mais uma Academia da Terceira Idade

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura entrega na próxima terça-feira, dia 18 de setembro, mais uma academia do Programa Terceira Idade Ativa, desenvolvido através da Superintendência de Especial de Eventos e Integração em 22 núcleos espalhados pela cidade. Localizada no Parque Tobogã, a academia será aberta oficialmente durante café da manhã entre os professores de educação física que atuam no local e integrantes do programa atendidos no polo da Vila Julieta, que atualmente oferece atividades de educação física na quadra do parque a cerca de 80 idosos.

A academia do Parque Tobogã é a quarta a ser implementada na cidade para atender a terceira idade. As outras ficam localizadas no Parque das Águas (Jardim Jalisco), na Avenida das Amendoeiras (Cidade Alegria) e no Parque Paraíso. Todas elas dispõem de seis equipamentos de ginástica desenhados especialmente para atender às necessidades dessas pessoas. O Parque Tobogã dispõe também de um Centro de Convivência do Idoso (CCI) que atende a 140 idosos.

- O Programa Terceira Idade Ativa atende atualmente a cerca de 1.500 pessoas acima de 50 anos de idade com atividades orientadas por profissionais da área de Educação Física, oferecendo caminhadas, alongamentos, ginásticas e levantamento de peso. Com a abertura dessas academias, estamos incentivando essas pessoas a praticarem uma atividade saudável e a cuidarem de sua saúde - explicou a coordenadora do programa, Fabiana Soares, salientando que o polo da Vila Julieta atende a moradores do bairro de comunidades vizinhas, como Alvorada, Manejo e Liberdade.

Além das atividades físicas, os idosos cadastrados no programa recebem ainda avaliações médicas; acompanhamento de nutricionista e psicólogo e avaliações funcionais com o professor de Educação Física para registrar a evolução do aluno nas atividades. Também são promovidas atividades culturais e de lazer, como bingos, passeios, bailes e palestras, entre outras.

Palavras chaves: TERCEIRA IDADE