06/03/2012

Prefeitura inaugura Ambulatório da Mulher

Serviço será integrado com a APMIR

Prefeitura inaugura Ambulatório da Mulher

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

No Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura vai inaugurar uma obra realizada especialmente para melhorar o atendimento médico às mulheres do Município: o Ambulatório Especializado da Mulher Dra. Zilda Arns Neumann. A inauguração – que contará com as presenças do prefeito José Rechuan (PP) e do secretário municipal de Saúde, Daniel Brito – acontece nesta quinta-feira, 08 de março, às 10 horas.
Localizada na Rua Pintor Nunes de Paula, próximo ao terminal rodoviário dos ônibus intermunicipais, no Centro, o prédio da nova unidade de saúde passou por uma reforma geral, que incluiu serviços de recuperação do telhado, eliminação de pontos de infiltrações e serviços de pintura, além de reorganização do espaço interno. O prédio será interligado à APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância). A construção do Ambulatório Especializado da Mulher (foto) representou investimentos de aproximadamente R$ 413 mil.
Com seis consultórios médicos, três salas (duas para exames de ultrassonografia e uma destinada ao serviço de fisioterapia) e uma Área de Acolhimento, entre outras dependências, a nova unidade, cujo nome representa uma homenagem à coordenadora nacional da Pastoral da Criança, que faleceu durante um terremoto no Haiti, vai centralizar o atendimento especializado à mulher em um só local, proporcionando dessa maneira mais conforto e agilidade nos casos de emergência.
- O objetivo é oferecer uma rede integrada de atendimento à mulher, sem que a paciente precise se deslocar por unidades situadas em locais distantes. Isso será possível com a interligação do ambulatório especializado da mulher, a APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende), o Laboratório Municipal e, no futuro, o Espaço Z, onde haverá palestras e ações educativas destinadas especialmente às mulheres – destacou o diretor do Ambulatório da Mulher, Marcos Vilhena.
Ele explicou ainda que as gestantes de alto risco vão ser as principais beneficiadas com a inauguração do ambulatório, pois elas passarão a ser acompanhadas durante o pré-natal e terão acesso aos exames de ultrassonografia. Se na consulta ou no exame for constatada a necessidade de internação, ocorrerá automaticamente o encaminhamento para a APMIR, através do acesso interno entre o ambulatório e a maternidade. Dependendo da necessidade, estas pacientes vão receber também consultas no ambulatório com cardiologista, endocrinologista e angiologista.
Com o objetivo de garantir a eficiência do atendimento às mulheres na nova unidade, a Prefeitura adquiriu um equipamento de ultrassonografia, de última geração, com cinco sondas, para realizar exames obstétricos, transvaginal, de pequenas partes, para cardiologia pediátrica e transfontanela (para recém-nascidos).
O Ambulatório Especializado da Mulher vai abrigar atendimentos especializados na área de ginecologia, obstetrícia (pré-natal) de alto risco e mastologia. O atendimento médico será feito por cinco ginecologistas, dois ultrassonografistas, uma mastologista e uma pediatra encarregada do acompanhamento de recém-nascidos internados em UTI neonatal. Haverá ainda enfermeira, assistente social, psicóloga e uma fisioterapeuta para atendimento exclusivo a pacientes submetidas à cirurgia de mastectomia (retirada da glândula mamária).

Palavras chaves: ATENDIMENTO ESPECIALIZADO