05/09/2012

Prefeitura implanta sistema de gestão pública em escola da Fazenda da Barra III

Além de registrar presença dos alunos, sistema contém banco de dados com históricos e notas

Prefeitura implanta sistema de gestão pública em escola da Fazenda da Barra III

Crédito: Andresa Gil - ACOM/PMR

Um projeto piloto de monitoramento e controle de gestão foi implantado pela Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, na Escola Municipal Professor Carlinhos, na Fazenda da Barra III. Através desse sistema é possível gerenciar com agilidade e maior precisão a biblioteca, a alimentação escolar, o processo de arquivamento de dados, emissão de documentos e a frequencia dos alunos na escola.

Segundo o presidente do Educar (Instituto de Educação de Resende), José Marques, o sistema foi implantado na escola em fase de teste há cerca de um mês, e objetivo é que no próximo ano comece a ser implantado nas demais 58 unidades da rede municipal de ensino.

- O principal benefício desse sistema é a agilidade no fluxo de informações, facilitando a gerência e o controle das escolas, aumentando a qualidade, a confiabilidade e a agilidade dos serviços prestados, além de aumentar a produtividade no trabalho dos funcionários da escola e a redução de custos com formulários, por exemplo - explicou Marques, acrescentando que todos os servidores da escola estão recebendo treinamento para operacionalizar o sistema.

O sistema mantém o controle sobre a movimentação e do desempenho individual de cada estudante, mantendo um banco de dados completo com toda a sua vida escolar. Na porta da escola e das salas de aula, foram implantados também sensores de movimento, que registram a entrada e saída dos alunos, por meio de um crachá de identificação, com chip.

Dessa forma, além de conter histórico e as notas dos estudantes, o sistema no computador vai registrar também a frequencia deles. De posse desses dados, por exemplo, os funcionários da cozinha podem controlar melhor a quantidade de comida, com maior aproveitamento e menor desperdício. Além disso, o software gerencia a compra do alimento, controla a validade e o que é consumido pelos alunos.

- Se o sistema nos mostra que em um determinado dia tem na escola um número menor de estudantes, as funcionárias poderão preparar a quantidade de alimentação certa para atender esse número de alunos presentes, evitando sobras de comida e dessa forma o desperdício - ressalta a assistente administrativa Maria José Martins.

O sistema permite ainda gerenciar toda a estrutura da biblioteca, pois contém dados do acervo, com título dos livros, assuntos e autores. Todos os livros receberam uma etiqueta com códigos de barras, que ajudam também na localização do livro. O código é utilizado para consultas e procedimentos de empréstimos e de devolução, entre outros benefícios.

Segundo a diretora da Escola Professor Carlinhos, Célia Maria da Cunha, também foram instaladas câmeras de segurança nas áreas internas e externas, proporcionando maior segurança na unidade. De dentro de sua sala, a diretora tem acesso a um computador com a visualização de todas as câmeras de monitoramento.

- As câmeras estão nos auxiliando na segurança da escola principalmente no que diz respeito à inibição ao consumo de drogas e ainda auxiliam no controle da evasão escolar - finalizou.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO