17/08/2011
Prefeitura implanta novos serviços em bibliotecas distantes do Centro
Estudantes de Engenheiro Passos já podem fazer pesquisas pela internet
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
A Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, anunciou esta semana novos serviços para as duas bibliotecas públicas localizadas em comunidades distantes da região central do Município.
Em Engenheiro Passos, a Biblioteca Zulmira Mello Bastos tem agora à disposição um computador com acesso a internet para facilitar a pesquisa realizada por estudantes e moradores do distrito. Já a Biblioteca Edgar Kuhlmann, que fica na Serrinha do Alambari, localidade distante cerca de 20 quilômetros do Centro de Resende, vem promovendo junto aos alunos do pré-escolar ao quarto ano do Ensino Fundamental uma atividade denominada Hora do Conto.
- Através destas ações, estamos ampliando os serviços no sentido de garantir o acesso da população a um dos seus direitos básicos: a cultura. Ao mesmo tempo, elas mostram que também, no segmento da cultura, a Prefeitura se faz presente nas comunidades mais distantes do Centro – disse o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda.
A Biblioteca de Engenheiro Passos possui um acervo de três mil volumes composto por livros da literatura nacional e estrangeira, além de enciclopédias destinadas especialmente aos estudantes no trabalho de pesquisa escolar. Até o final deste mês, o espaço passará a contar com um técnico bibliotecário visando melhorar ainda mais o atendimento aos alunos. A biblioteca funciona na Avenida das Carmélias, s/nº, de 8 às 17 horas.
Durante a realização da “Hora do Conto” na Biblioteca da Serrinha, os estudantes ouvem uma história contada por uma funcionária da unidade. Em seguida, as crianças participam de um debate onde falam o que entenderam sobre a história e realizam trabalho de pintura sobre o tema discutido. A atividade acontece todas as terças e quartas-feiras, no período da tarde. A biblioteca Edgar Kuhlmann possui um acervo de quatro mil livros catalogados.
Até o final do ano, esta biblioteca deverá receber também um computador com acesso a internet. A unidade está situada próxima à Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira. Os horários de atendimento no local são os seguintes: segunda, quarta e sexta-feira (12h30m às 17h30m); terça e quinta-feira (7h30m às 17h30) e sábado (7h30 às 12h30m).
De acordo com o professor João Duarte, diretor da Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio (foto), que coordena também o funcionamento das bibliotecas de Engenheiro Passos e da Serrinha do Alambari, “os investimentos da administração do prefeito José Rechuan (DEM) nos espaços de leitura e pesquisa no município vêm sendo realizados de forma continuada com o objetivo de valorizar a cultura, incentivar a pesquisa e a fortalecimento do conhecimento por parte dos alunos e moradores de uma maneira geral”. O diretor disse ainda que a Prefeitura planeja implantar uma biblioteca na Cidade Alegria.
- Estamos cada vez mais investindo em infra-estrutura e na informatização das bibliotecas públicas para que o usuário tenha mais conforto e comodidade não só para o exercício de uma simples leitura como também para o acesso a um número cada vez maior de fontes de pesquisa – explica Duarte.