13/05/2011

Prefeitura implanta avaliação neurológica para estudantes

Novo serviço vai beneficiar alunos de todas as escolas municipais

Prefeitura implanta avaliação neurológica para estudantes

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da ação integrada entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, está disponibilizando a partir deste mês o serviço de avaliação neurológica para todos os estudantes matriculados na rede municipal, que recebem atendimento educacional especializado por meio das Salas de Recursos. Inicialmente serão realizadas 150 avaliações. As salas de recursos são destinadas ao atendimento pedagógico especializado aos alunos incluídos nas classes regulares e que apresentam necessidades educacionais especiais. Elas têm como objetivo o desenvolvimento integral do educando em seus aspectos afetivos, sociais e psicomotores. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 19 salas de recursos, distribuídas em 13 escolas. Segundo a coordenadora do CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), Terezinha Saloto, as unidades escolares que não possuem atendimento educacional especializado, também serão contempladas com a avaliação neurológica para os casos específicos indicados pelo serviço de orientação educacional das escolas. A data das avaliações dos alunos será agendada pelo CEMAE. Os exames vão ser realizados no Posto de Saúde do Manejo, por um médico neurologista. Na opinião da secretária Municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, “a deficiência não pode ser vista como um fator impeditivo e de alienação da criança no meio educativo em que está inserida, mas sim um ponto de partida para a soma de esforços, apoios e parcerias entre as diversas instâncias do poder público, visando a inclusão social destes alunos”. Na foto, a escola José Roberto Sampaio (São Caetano). No ano passado, a Prefeitura implantou nas escolas municipais o Programa Melhor Visão, que vem garantindo a realização de exames oftalmológicos para estudantes de todas as séries do Ensino Fundamental. Um balanço divulgado esta semana pela Secretaria Municipal de Educação mostrou que mais de dois mil exames já foram feitos a partir da criação do projeto. Além deste serviço, os estudantes das séries iniciais estão sendo contemplados com a realização de exames oftalmológicos durante as edições do Programa Sábado Saudável, que acontece vem acontecendo todo sábado, em 23 postos de saúde da cidade. As duas ações também são feitas por uma meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria Municipal de Saúde.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO