06/12/2011

Cerca de 700 cidadãos acima de 50 anos já foram beneficiados pelo projeto

Prefeitura garante acesso à inclusão digital para mais 107 idosos

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Prefeitura, através do Programa Terceira Idade Ativa, realiza nesta quarta-feira, dia 07 de dezembro, a partir das 17 horas, no CCRR (Centro Cultural Recreativo Resendense), a cerimônia de formatura de mais 107 alunos do curso de informática para idosos (foto). Oferecido gratuitamente, o curso tem proporcionado o acesso de idosos para atividades atualmente consideradas comuns do dia-a-dia, como acesso à internet e a utilização de caixas eletrônicos em agências bancárias.

Lançado em 2009, pela administração do prefeito José Rechuan (PP), o curso já formou em menos de três anos, 700 idosos acima de 50 anos. O aprendizado na área de informática representa uma das atividades do Programa Terceira Idade Ativa, que também foi implantado pela Prefeitura há cerca de dois anos e atende mais de dois mil idosos em várias comunidades do Município com ações nas áreas de esporte, cultura, lazer, assistência social, saúde e educação, entre outros setores.

- O aprendizado de informática para idosos é um grande projeto de inclusão digital, pois para os jovens o uso do computador e das novas tecnologias é uma rotina hoje natural, mas para a terceira idade ainda é algo distante. Neste sentido, a Prefeitura vem contribuindo para promover a inclusão digital deste segmento importante da nossa população - comentou Rechuan.

O curso de informática para idosos, que iniciou oferecendo aulas no módulo Básico, tem duração de três meses. Para atender as necessidades dos próprios alunos interessados em prosseguir com o aprendizado, o curso foi ampliado e são disponibilizados três módulos (Básico, Intermediário e Avançado), com duração de seis meses cada, por meio de uma parceria entre a administração municipal e a UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Na solenidade desta quarta-feira, que contará com a presença do prefeito José Rechuan, vereadores e outras autoridades municipais, os 107 alunos vão receber certificados de conclusão. As inscrições para novas turmas, cujas aulas começarão na primeira semana de fevereiro, poderão ser feitas a partir de primeira quinzena de janeiro. As informações sobre a formação de novas turmas poderão ser feitas pelo telefone (24) 3354-7522.

Palavras chaves: APRENDIZADO