Assistência Social e Direitos Humanos

26/06/2012

Prefeitura forma mais uma turma do Curso de Tear

Iniciativa faz parte do Projeto de Inclusão Produtiva, para mulheres de baixa renda

Prefeitura forma mais uma turma do Curso de Tear

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizará na próxima sexta-feira, dia 29. a formatura do Curso de Tear, iniciativa que faz parte do Projeto de Inclusão Produtiva, voltado para capacitação de mulheres de baixa renda. A cerimônia está marcada às 15 horas, no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), do bairro Lavapés.

Participarão da entrega de diplomas a titular da Secretaria, Marly Ceccoline Cortona, a primeira dama do Município, Dra. Ana Paula Rechuan, formandas, convidados e profissionais envolvidos no projeto.

O curso contemplou oito mulheres que correspondem ao número de teares adquiridos pela Prefeitura, para atender exclusivamente esta oficina. As aulas práticas tiveram a duração de 45 dias. Neste período as alunas aprenderam a confeccionar cachecóis, jogos americano, trilhos de mesa e portas-copo.

Durante o curso, a Prefeitura disponibilizou linhas, lãs, fios e uma apostila, que ensina as técnicas de fabricação. As participantes receberam também orientações sobre o aproveitamento de materiais recicláveis para confecções de caixas e embrulhos personalizados, aparência pessoal, atendimento ao cliente e montagem de estandes para exposição dos produtos.

De acordo com a secretária Marly, além de todo o suporte oferecido no período da qualificação, a Prefeitura vai disponibilizar por mais dois meses os teares para que as formandas continuem fabricando suas peças e com o dinheiro das vendas possam adquirir seus próprios equipamentos.

- É um apoio que oferecemos para que elas iniciem seus negócios. Fizemos da mesma forma com outras mulheres que passaram por esta oficina. Do total de 24 participantes, 15 já adquiriram seus teares e estão gerando renda para as suas famílias - informa.

A previsão é de que uma nova turma deste curso seja iniciada em setembro. As participantes serão selecionadas na lista de espera já existente no CRAS, mas como a demanda é grande, a Secretaria informa que aquelas que se inscreveram devem aguardar, pois novas turmas serão formadas.

Palavras chaves: CAPACITAÇÃO